Ame-o ou odeie-o, o Ford Mustang Mach-E parece ter vindo para
ficar. A Ford
investiu muito em pesquisa e desenvolvimento para que ele fosse seu primeiro
carro totalmente elétrico e a fabricante já estuda alternativas para aumentar a
linha do crossover.
O segundo modelo EV seria um modelo menor, aproveitando a
plataforma MEB e o sistema elétrico da Volkswagen, usando no hatch ID.3 e em um
futuro SUV chamado ID.4.
Segundo uma reportagem publicada pela revista inglesa Auto Express, a Ford fez uma reunião com a Volkswagen no início de novembro para discutir como poderia usar a plataforma Modular Electric Drive Matrix (MEB). Em julho passado, as duas empresas expandiram sua parceria, antes restrita para veículos comerciais, para que a Ford pudesse adotar a arquitetura de carros elétricos.
Assim, a VW
seria beneficiada por um aumento na produção, o que reduziria os custos em
escala, enquanto a Ford teria uma tecnologia pronta e não teria que gastar
muito mais com desenvolvimento.
Com o posicionamento da
Ford de investir em SUVs e picapes, não é nenhuma surpresa que o próximo carro
elétrico da linha do Mustang seja outro crossover, mas menor do que o Mach-E. Porém, a marca norte-americana terá que resolver alguns pontos para poder usar
a plataforma, de forma que consiga criar um visual que lembra o esportivo.
Murat Gueler, chefe de
design da Ford Europa, ainda disse à AutoExpress que este modelo pode ter um
design diferente do Mach-E, mas que ainda será um crossover. Um Mustang de
verdade, como cupê de quatro portas, ainda levará alguns anos para aparecer e a
marca deve investir primeiro em uma variante híbrida.
Caso a Ford decida seguir em frente com a ideia de um Mach-E compacto, a plataforma MEB ajudará a ter um modelo mais acessível. A arquitetura foi feita para ter tração traseira e integral, além de oferecer diversos tamanhos de baterias, o que pode dar ao crossover até 306 cv de potência e 482 km de autonomia.
As chances da Ford aumentar a
linha do Mustang com outro crossover vai depender do sucesso do Mach-E quando
começar a ser vendido nas concessionárias. Se a pré-venda for um bom
indicativo, então as chances são grandes, já que ela esgotou em 9 dias.
E, considerando que o
Mach-E tem preço inicial de US$ 43.895 (cerca de R$ 178,3 mil), há espaço para
um modelo menor abaixo - isso sem contar os incentivos do governo
norte-americano. Porém, como as duas fabricantes ainda estão discutindo o
assunto e o desenvolvimento ainda não começou, sua estreia ainda levará alguns
anos.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Ford Mustang 100% elétrico é fonte de inspiração para outros modelos
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Motor1 conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário