Até agora a eletrificação parece
ter passado ao lado da Fiat, mas este ano será diferente.
A abrir o ano, a
marca italiana decidiu eletrificar (levemente) os seus dois citadinos, líderes
de segmento, acrescentando ao Fiat 500 e ao Fiat Panda uma inédita versão mild-hybrid. É um primeiro passo numa aposta
bem mais vasta, que verá, por exemplo, no próximo Salão de Genebra, a revelação de um novo Fiat 500 elétrico.
Este, assente numa nova plataforma dedicada (revelada o ano passado com o Centoventi), não tem nada a ver com o 500e que esteve em comercialização apenas em alguns estados dos… Estados Unidos da América. O novo 500 elétrico será comercializado também na Europa.

Ao contrário do que vimos até
agora, o novo Firefly 1.0 l não recorre a um turbo, sendo um motor atmosférico.
A simplicidade caracteriza-o, ao ter apenas uma árvore de cames e duas válvulas
por cilindro, sem que a eficiência seja comprometida, como se verifica na taxa
de compressão elevada de 12:1.
O resultado da sua simplicidade
são os 77 kg que acusa na balança, contribuindo para isso o bloco ser em
alumínio (camisas dos cilindros são em ferro). Nesta configuração debita
70 cv e 92 Nm de binário às 3500 rpm. Novidade é também a caixa de
velocidades manual, que passa a ter seis relações. O sistema mild-hybrid em
si é composto por um motor-gerador acionado por correia, ligado a um sistema
elétrico paralelo de 12 V e a uma bateria de iões de lítio.
Capaz de recuperar a
energia produzida durante as travagens e desacelerações, o sistema usa
depois essa energia para assistir o motor de combustão nas acelerações e para
alimentar o sistema Start & Stop, sendo ainda capaz de desligar
o motor de combustão quando se circula a velocidades inferiores a 30 km/h.
Face ao motor Fire 1.2 l
de 69 cv que vem substituir, o 1.0 l de três cilindros promete uma redução de
emissões de CO2 entre 20% e 30% (Fiat 500 e Fiat Panda Cross,
respetivamente) e, claro, um menor consumo de combustível. Talvez o aspeto mais
curioso do novo grupo motriz é o facto de surgir montado numa posição 45 mm
mais baixa, contribuindo para um centro gravítico inferior.
Os primeiros mild-hybrid da
Fiat têm lançamento internacional previsto para os próximos meses de fevereiro
e março. O primeiro a chegar será o Fiat 500 seguindo-se o Fiat Panda.
Comum a ambos será a versão
exclusiva de lançamento “Launch Edition”. Estas versões vão contar com um
logo exclusivo, serão pintadas na cor verde e vão contar com acabamentos em
plástico reciclado.
Para Portugal, não se
sabe ainda quando é que os novos Fiat 500 e Fiat Panda mild-hybrid chegarão, nem
qual será o seu preço.
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Postagem: Fiat decide eletrificar seus veículos
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Razão Automóvel conteúdo
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