No Brasil, os processos
de geração energia foram em 2017 a segunda maior fonte de emissão de CO2 na
atmosfera, despejando mais de 430 milhões de toneladas de resíduos no ar, deste
total, quase metade (48%) vieram dos transportes.
Os dados são do Sistema de
Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa, do Observatório do Clima,
que revela ainda que foram emitidos mais de dois bilhões de toneladas de CO2,
sendo que 10% deste total vieram dos meios de transporte movidos a combustível
fóssil.
Por isso, diminuir os impactos ambientais e ao mesmo tempo trazer eficiência são os grandes desafios de quem pensa a mobilidade nas grandes cidades. Além de gestores públicos municipais, incorporadores, construtoras e urbanistas já trazem alternativas que visam despoluir o transporte nos grandes centros urbanos, e uma dessas opções têm sido os veículos elétricos que não emitem monóxido de carbono quando usados.
Em Goiânia, a Brasal
Incorporações decidiu agregar o incentivo ao uso dos meios elétricos de
mobilidade em um de seus últimos lançamentos.
O Reserva Newest, residencial que
será construído na Avenida Portugal com a Rua 12, no Setor Oeste, depois de
pronto irá disponibilizar para uso dos condôminos duas scooters, duas
bicicletas e um carro, todos elétricos, e ainda um ponto de abastecimento para
quem possui automóvel movido a eletricidade ou híbrido.
Ainda pouco comum em
Goiânia, a scooter elétrica é um veículo de duas rodas e que possui vários
modelos. O equipamento, em geral, chega a uma velocidade máxima de 60 km/h e
autonomia para percorrer até 60 quilômetros, com bateria de lítio portátil e
recarregável.
Para se ter uma ideia da
sua funcionalidade, desde dezembro de 2018 a cidade de São Paulo conta com o
serviço de compartilhamento de scooter elétricas, com funcionamento liberado
através de um aplicativo, assim como ocorrem com outros veículos em diversos
municípios brasileiros.
Já as bicicletas
elétricas estão um pouco mais difundidas na capital de Goiás. Esses veículos
podem atingir no máximo 32 km/h e cada dia ganham mais adeptos devido a sua
facilidade de locomoção, para estacionar e quase nenhuma manutenção.
De acordo com um
relatório publicado em janeiro pela associação Aliança Bike, mais de dez mil
bicicletas elétricas foram vendidas em 2016 no Brasil. A associação estima que
esse número chegue a 90 mil unidades vendidas em 2020, com base na experiência de
outros países.
De acordo com o
levantamento da consultoria global Accenture Strategy, em parceria com a
Fundação Getúlio Vargas (FGV) Energia, o mercado brasileiro tem potencial para
vender 150 mil carros elétricos por ano – cerca de 7% das vendas totais de
automóveis em 2016, chegando a cinco milhões de veículos zero emissão até 2030.
Em Goiás, já existem quase 350 veículos híbridos e elétricos, segundo dados do
Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).
Pensando nesse público, e
também para dar uma amostra do que será entregue no condomínio, o stand do
Reserva Newest conta com uma vaga verde para uso público e gratuito dos
motoristas de carros elétricos de Goiânia.
Para utilizar o ponto de
carregamento do local, também situado na Avenida Portugal, no Setor Oeste, é
necessário apenas pedir liberação do carregador (que é universal) para a
recepcionista. O funcionamento será o mesmo disponível para a visitação do
decorado, das 8h às 20h, durante a semana, e das 8h às 18h aos sábados e domingos.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Combustível fóssil é responde por elevadas emissões de CO2
Publicado no
Verdesobrerodas
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