Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

domingo, 17 de novembro de 2019

Eletrificação está andando a passos largos no Brasil


A eletrificação está andando a passos largos na realidade do Brasil. A oferta de carros movidos por energia elétrica ainda é pequena e o mercado ainda está em formação.

No entanto, algumas iniciativas buscam fomentar esse mercado no país e o governo do Paraná se adianta nesse caso. Após isentar os carros elétricos do pagamento do IPVA, agora o estado abre licitação para aquisição de 152 veículos.

O processo de licitação ainda está em desenvolvimento na Secretaria da Administração e da Previdência (Seap). Atualmente, o Paraná tem uma frota pública do estado com 23 mil veículos, sendo que o volume de elétricos representará apenas 0,6% do total.

Porém, no âmbito dos carros elétricos emplacados no Paraná, a quantidade representa um acréscimo de 43,9% do total. O governo estadual acredita que é dever do estado incentivar a eletromobilidade e por isso vai contribuir com uma frota livre de emissão de poluentes.

No estado, existem 7,3 milhões de veículos registrados, mas apenas 346 são elétricos, o que representa somente 0,004% do total. Dessa frota, 160 são automóveis de passeio e outros 127 são motocicletas. Além da frota elétrica, o Paraná possui ainda a eletrovia BR-277, que possui pontos de recarga a cada 100 km, atravessando o estado de Paranaguá até Foz do Iguaçu.

O estado também já pediu ao Confaz (Conselho Nacional de Fazenda) a isenção da cobrança de ICMS para aquisição de carros elétricos. A capital Curitiba agora isenta o estacionamento rotativo para carros elétricos, uma iniciativa importante para facilitar o acesso de tais veículos ao centro da cidade.

Também na capital, algumas marcas que vendem automóveis possuem revendedores autorizados à comercializar tais modelos elétricos, como Renault Zoe, Nissan Leaf, JAC iEV40, JAC iEV20, BMW i3, Chevrolet Bolt, entre outros. Os preços variam de R$ 119.990 a R$ 205.950. Para uso comercial e público, as marcas Renault e BYD possuem modelos Kangoo ZE e F3, adequados para a função.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemEletrificação está andando a passos largos no Brasil

Publicado no Verdesobrerodas



Por Noticias Automotivas conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário