Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Com 10 minutos de carga VE tem autonomia de quase 500 km


Os carros elétricos ainda demandam um certo tempo para carregarem, mas agora em 10 minutos, eles podem rodar entre 321 a 482 quilômetros.

Parece mentira, mas é a mais pura verdade, pois investigadores publicaram na revista Joule sobre uma técnica que funciona no período de 2,500 ciclos de carga da Bateria, ou mais ou menos 804,672 quilômetros rodados.

Como funciona a técnica de carregamento em 10 minutos?
O problema em carregar uma bateria de iões de lítio em velocidade é que se degradam muito rápido devido a baixa temperatura ambiente, que costumam ser abaixo de 10 ºC.
Isso ocorre por que os iões de lítio começam a atingir os ânodos de carbono ao invés de se inserirem suavemente.

A técnica consiste em aquecer a bateria para reduzir esses picos, os investigadores recriaram uma bateria que poderia carregar em 15 minutos, com ela em 10ºC. No processo descobriram que se elevasse a temperatura para 60ºC, pode carregar em 10 minutos.

A equipe usou uma fina folha de níquel com a extremidade conectada em um terminal negativo e a outra em um terceiro terminal fora da célula. Os elétrons que fluem ao aquecimento da película, causam resistência ao aquecimento, fazendo com que a bateria aqueça. A bateria evita a degradação do calor, através do arrefecimento rápido após conclusão da carga.

Mas quais os problemas em fazer isso?
“O Carregamento rápido é a chave para permitir a introdução generalizada de veículos elétricos” disse Chao-Yang Wang, professor de engenharia química e de engenharia de materiais de da Penn State, em Comunicado.

Sabendo disso, é óbvio que a indústria vai se aproveitar da recém descoberta para incentivar as vendas de Carros Elétricos, mas existem os porém deste processo, que é os riscos que podem ocorrer ao elevar uma bateria a 60 ºC. O próprio Wang disse “Levar uma bateria ao extremo de 60 ºC é proibido, e complementa, “É muito alto e considerado um perigo para os materiais, e reduziria drasticamente a vida útil da bateria.”

Podemos arriscar?
Digamos que sim, a própria Tesla desenvolveu um sistema parecido há pouco tempo, que aqueceria a bateria para acelerar o tempo de carga, aumentando a velocidade de carregamento em 50%, fazendo com que levasse apenas 15 minutos. Com uma estação nova de 250 quilowatts.

Então é válido dizer que em breve será cogitável para a grande maioria das pessoas ter um carro elétrico, mas ainda temos os preços a serem tratados de forma melhor e tornando o mais acessível a grande maioria também.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemCom 10 minutos de carga VE tem autonomia de quase 500 km

Publicado no Verdesobrerodas



Por Portal Energias Renováveis conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário