A ascensão dos carros
elétricos está se mostrando um desafio não apenas para as montadoras, mas
também para os postos de gasolina, supermercados e shoppings obrigados a se
adaptar à medida que cada vez mais veículos desse tipo entram em circulação,
dizem os especialistas.
“Trabalho com o negócio
de varejo de combustível há 20 anos, e há três anos não havia nenhum interesse
em carregar veículos elétricos”, disse John Eichberger, diretor executivo do
Fuels Institute, um ‘think tank’ orientado para a pesquisa.
“Eles pensavam que isso era a maior ameaça ao seu modelo de negócios. Mas agora eles perceberam que são seus clientes”, acrescentou Eichberger durante um painel de discussão esta semana no Los Angeles Auto Show. Um grande problema para os postos de gasolina tradicionais é o mínimo de 20 a 30 minutos necessários para carregar um veículo elétrico, em oposição à média de três minutos e meio que os clientes normalmente gastam enchendo o tanque de seus carros com gasolina. Esse tempo inclui as compras que com frequência são feitas na loja de conveniência, observou Eichberger.
Ele disse que embora a
maioria das pessoas hoje carregue seus veículos elétricos em casa ou no
trabalho, os postos de gasolina tradicionais – cerca de 145.000 nos EUA –
poderiam instalar carregadores elétricos rápidos para atender ao crescente
número de proprietários de veículos elétricos.
“Junto com as ofertas de
serviços de alimentação e o Wi-Fi gratuito, isso poderia dar a oportunidade de
desenvolver um modelo de negócios em torno dessa base de clientes que pode ser
adicionado ao modo de negócios existente”, disse. “Estamos vendo muitos deles
começarem a fazer isso e descobrir o que faz sentido para seus clientes”.
O mesmo desafio aparece
nos supermercados que estão oferecendo cada vez mais estações de carregamento. “Os dados que vejo
sugerem que, em 20 anos, mais de 30% dos veículos em circulação serão algum
tipo de carro elétrico que requer alguma forma de carregamento”, disse Ed
Hudson, diretor sênior de pesquisa corporativa da Kroger, uma das maiores redes
de supermercados dos EUA. – Mudança nos
estacionamentos – “Isso vai mudar os
estacionamentos”, disse Hudson.
“Onde colocaremos todos
esses carregadores de veículos elétricos? Quantas empresas diferentes tentam
criar seu próprio sistema proprietário, como a Tesla? Isso vai tornar tudo
muito complicado”, acrescentou, apontando o alto custo da instalação de
estações de carregamento em estacionamentos.

O mesmo se aplica aos
shopping centers, que muitas vezes precisam obedecer a regulamentos estritos.“Existem inúmeras
restrições nos contratos de aluguel que restringem nossa capacidade de
trabalhar em determinados locais”, disse Daniel Segal, vice-presidente de
desenvolvimento de negócios do Simon Property Group, líder global na
propriedade de shopping centers.
“Não somos limitados
apenas pelo que fazemos com o carregamento de veículos elétricos”, disse Segal.
“Ainda temos essa coisa chamada compras e construção de lojas de varejo (…)
pressionando ainda mais nossas próprias estruturas de estacionamento”. De acordo com o Edison
Electric Institute, havia quase 1,2 milhão de veículos elétricos nas estradas dos
EUA no final de março, e as vendas aumentaram 81% em 2018 em relação ao ano
anterior.
Esse número de veículos
elétricos nos EUA deve atingir 18,7 milhões em 2030.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Carro elétrico cria novas oportunidades para o varejo
Publicado no
Verdesobrerodas
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