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quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Modelos clássicos estāo sendo eletrificados


O sistema de motorização completo é desenvolvido e concebido nas instalações da Lunaz em Silverstone, no Reino Unido, sob a supervisão técnica do anterior diretor técnico da Renault F1, Jon Hilton, adaptando os modelos clássicos para o futuro da mobilidade elétrica.

Já em preparação pela Lunaz estão um Rolls-Royce Phantom V de oito lugares do ano de 1961, um Jaguar XK120 de 1953 e um Rolls-Royce Cloud de 1956, dispondo os modelos de potências distintas: o Jaguar terá uma bateria de 80 kWh, enquanto os Rolls-Royce terão uma unidade de 120 kWh.

O XK120 terá dois motores para uma potência combinada de 380 CV e 700 Nm de binário. Os detalhes específicos do sistema elétrico “são guardados em segredo, sendo desenvolvidos, concebidos e testados internamente pela companhia”.

A Lunaz garante os clássicos não recebem meramente uma motorização elétrica em substituição do motor térmico, sofrendo antes uma completa ação de restauro, mantendo as “características do veículo em termos de condução e de carácter”. 

Tecnicamente, garante também carregamento rápido das baterias, sistema de travagem regenerativo e integração de tecnologias como o controlo de tração ou cruise control.

No interior, adaptações subtis atualizam os clássicos restaurados, com comodidades como comunicações por satélite, Wi-Fi e sistemas de infoentretenimento de última geração. O mesmo acontece com os sistemas de ar condicionado e cablagem elétrica (incluindo acelerador com atuação elétrica ‘brake-by-wire’).

A companhia é composta por elementos experientes de diversas marcas famosas, como a Aston Martin, Ferrari, Ford, Jaguar, Volkswagen, McLaren ou Rolls-Royce, além de outros engenheiros com passagem pela Fórmula 1. Os preços variam, mas de acordo com a marca, iniciam-se nas 350.000 libras esterlinas (sem impostos locais), estando as vagas abertas a partir de novembro.

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Publicado no Verdesobrerodas



Por Motor 24 conteúdo

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