Ajude a mitigar as alteraçōes climáticas divulgando a mobilidade elétrica. Compartilhe as notícias em sua rede de relacionamentos.

domingo, 13 de outubro de 2019

Cachoeiro de Itapemirim ganha primeiro posto de recarga de veículos elétricos


Cachoeiro de Itapemirim ganhou nesta terça-feira (8) seu primeiro posto de recarga de veículos elétricos. A inauguração da unidade foi feita pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, e pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai.

A estação está instalada na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro, permitindo o abastecimento simultâneo de dois automóveis, no sistema de recarga semirrápida. 

Assim, em apenas uma hora e meia é possível carregar 100% da bateria. O projeto da rede de eletropostos conta com um investimento de cerca de R$ 2,3 milhões, a um custo de R$ 350 mil por unidade, e contará com um total de sete estações em todo o Espírito Santo.

O prefeito Victor Coelho disse que a prefeitura não investiu dinheiro público no projeto, mas cedeu espaço para que ele pudesse ser instalado. Ele acredita que a cidade precisa estar preparada para as novas tecnologias. “É Cachoeiro acompanhando as tendências mundiais. 

Daqui a pouco a gente vai ver por aí ônibus elétrico, patinete elétrico, os próprios carros elétricos vão estar cada vez mais acessíveis para a população. E se a gente não tiver uma cidade preparada para isso, a gente fica no passado. Eu não gosto de viver no passado, eu gosto de olhar para frente e colocar Cachoeiro como uma cidade inteligente cada vez mais, voltada para as pessoas. Uma cidade cada vez mais humana”, afirmou o prefeito.

Com plugues universais, a rede beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico. “Essa iniciativa, que é uma tendência global, reafirma o compromisso da EDP com o Estado, pois sabemos que a mobilidade elétrica, é uma área que vai crescer muito nos próximos anos”, destacou o diretor da EDP, João Brito Martins.

Para o presidente do Sistema Findes, Leo de Castro, a parceria está conectada ao futuro do Espírito Santo. “Os carros elétricos são uma realidade e a implantação de uma rede de recarga coloca o Espírito Santo mais uma vez em destaque no país”, argumenta Castro. Ele acrescentou que o Senai também oferecerá cursos sobre eficiência energética e energias renováveis para os capixabas.

As cidades de São Mateus, Nova Venécia e Guarapari receberão estações de recarga de veículos elétricos até o final de 2019. Já os postos da Praia de Camburi, em Vitória, Venda Nova do Imigrante, no Sul do Estado, e Linhares, no Norte, já foram inaugurados e estão operando. Em todas as cidades, as estações de recarga serão instaladas em locais de livre acesso ao público, e seu uso não terá qualquer restrição ou limitação de data, dia da semana e horário.

Para abastecer, bastará conectar o automóvel, elétrico ou híbrido, destravar o posto com o cartão próprio para o carregamento e iniciar as operações no painel do carregador. Os proprietários de veículos interessados deverão realizar o cadastro no site www.edpsmart.com.br, preencher um formulário e aguardar o recebimento do cartão em sua residência.

O uso do serviço será temporariamente gratuito. Custos e procedimentos ainda serão decididos pela EDP Smart, nova marca do Grupo EDP, que reúne todo o portfólio de serviços oferecidos pela Companhia para clientes empresariais e residenciais. Como referência, o custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemCachoeiro de Itapemirim ganha primeiro posto de recarga de veículos elétricos

Publicado no Verdesobrerodas



Por Dia a Dia Espírito Santo conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário