Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

domingo, 13 de outubro de 2019

Cachoeiro de Itapemirim ganha primeiro posto de recarga de veículos elétricos


Cachoeiro de Itapemirim ganhou nesta terça-feira (8) seu primeiro posto de recarga de veículos elétricos. A inauguração da unidade foi feita pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, e pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai.

A estação está instalada na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro, permitindo o abastecimento simultâneo de dois automóveis, no sistema de recarga semirrápida. 

Assim, em apenas uma hora e meia é possível carregar 100% da bateria. O projeto da rede de eletropostos conta com um investimento de cerca de R$ 2,3 milhões, a um custo de R$ 350 mil por unidade, e contará com um total de sete estações em todo o Espírito Santo.

O prefeito Victor Coelho disse que a prefeitura não investiu dinheiro público no projeto, mas cedeu espaço para que ele pudesse ser instalado. Ele acredita que a cidade precisa estar preparada para as novas tecnologias. “É Cachoeiro acompanhando as tendências mundiais. 

Daqui a pouco a gente vai ver por aí ônibus elétrico, patinete elétrico, os próprios carros elétricos vão estar cada vez mais acessíveis para a população. E se a gente não tiver uma cidade preparada para isso, a gente fica no passado. Eu não gosto de viver no passado, eu gosto de olhar para frente e colocar Cachoeiro como uma cidade inteligente cada vez mais, voltada para as pessoas. Uma cidade cada vez mais humana”, afirmou o prefeito.

Com plugues universais, a rede beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico. “Essa iniciativa, que é uma tendência global, reafirma o compromisso da EDP com o Estado, pois sabemos que a mobilidade elétrica, é uma área que vai crescer muito nos próximos anos”, destacou o diretor da EDP, João Brito Martins.

Para o presidente do Sistema Findes, Leo de Castro, a parceria está conectada ao futuro do Espírito Santo. “Os carros elétricos são uma realidade e a implantação de uma rede de recarga coloca o Espírito Santo mais uma vez em destaque no país”, argumenta Castro. Ele acrescentou que o Senai também oferecerá cursos sobre eficiência energética e energias renováveis para os capixabas.

As cidades de São Mateus, Nova Venécia e Guarapari receberão estações de recarga de veículos elétricos até o final de 2019. Já os postos da Praia de Camburi, em Vitória, Venda Nova do Imigrante, no Sul do Estado, e Linhares, no Norte, já foram inaugurados e estão operando. Em todas as cidades, as estações de recarga serão instaladas em locais de livre acesso ao público, e seu uso não terá qualquer restrição ou limitação de data, dia da semana e horário.

Para abastecer, bastará conectar o automóvel, elétrico ou híbrido, destravar o posto com o cartão próprio para o carregamento e iniciar as operações no painel do carregador. Os proprietários de veículos interessados deverão realizar o cadastro no site www.edpsmart.com.br, preencher um formulário e aguardar o recebimento do cartão em sua residência.

O uso do serviço será temporariamente gratuito. Custos e procedimentos ainda serão decididos pela EDP Smart, nova marca do Grupo EDP, que reúne todo o portfólio de serviços oferecidos pela Companhia para clientes empresariais e residenciais. Como referência, o custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemCachoeiro de Itapemirim ganha primeiro posto de recarga de veículos elétricos

Publicado no Verdesobrerodas



Por Dia a Dia Espírito Santo conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário