A Volvo vai lançar em
outubro uma versão totalmente elétrica do modelo XC40, que mantém os padrões de
segurança do automóvel original. A marca sueca apostou ainda no reforço da
estrutura frontal do modelo, devido à ausência de motor de combustão, bem como
da parte traseira.
Neste modelo, a motorização elétrica foi integrada na estrutura
de forma a ser feita uma melhor distribuição de forças de colisão para a
cabine.
As baterias do automóvel estão protegidas por uma espécie caixa de segurança de alumínio que impede que estas sejam destruídas no caso de ocorrer um acidente – as baterias estão colocadas na base da viatura de forma a ficarem mais protegidas numa situação de capotamento.
Este é o primeiro modelo
da marca sueca que possui um Sistema Avançado de Assistência à Condução (ADAS,
na sigla em inglês), cujo software foi desenvolvido pela Zenuity, uma
iniciativa que resultou do trabalho conjunto da Volvo Cars e da Veoneer.
A ADAS
recorre a um conjunto de radares, sensores ultrassônicos e câmaras e pode vir a
receber brevemente uma ferramenta que introduza a tecnologia de condução autônoma
no veículo.
«Independentemente do
tipo de motorização que inclui, um Volvo tem de ser seguro. O XC40 elétrico
será um dos automóveis mais seguros que já construímos», diz Malin Ekholm,
diretor de segurança da Volvo Cars, em comunicado de imprensa.
A marca anunciou ainda
que vai revelar mais detalhes sobre o XC40 elétrico durante as próximas semanas
e tem programada a primeira apresentação ao público do modelo para dia 16 de
outubro.
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Postagem: Volvo vai lançar em outubro uma versão totalmente elétrica do XC40
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Por Exame Informática conteúdo
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