Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Tesla é um fenômeno de popularidade em Portugal


A norte-americana Tesla está a revelar-se um fenômeno de popularidade em Portugal, onde a sua quota de mercado está significativamente acima da quota média que a Tesla tem no mercado automóvel europeu. Os últimos dados publicados pela ACAP - Associação Automóvel de Portugal mostram que aquela marca de veículos exclusivamente elétricos está a vender diariamente cinco unidades no mercado nacional.

De janeiro a agosto a Tesla vendeu em Portugal 1321 carros (a ACAP não dispõe de informação para o período homólogo do ano passado), uma média de 5,5 veículos por dia. O que lhe conferiu nos primeiros oito meses do ano uma quota de mercado (face às vendas totais de automóveis ligeiros) de 0,83%.

Ora, no primeiro semestre deste ano, segundo dados da consultora Jato, a Tesla tinha na Europa uma quota de mercado de 0,54%. O mês de agosto, considerado isoladamente, teve vendas mais baixas que no resto do ano para a generalidade das marcas. A empresa liderada por Elon Musk vendeu em agosto 66 carros em Portugal. 

Há vários meses que a Tesla se tornou a marca que mais vende carros elétricos em Portugal, superando outros fabricantes que estão há mais anos neste negócio no nosso país, como é o caso da Nissan (com o seu modelo Leaf) e da Renault (com o Zoe). O que não deixa de ser curioso tendo em conta o preço mais elevado dos veículos Tesla.


O mais popular modelo da marca norte-americana, o Model 3 (com autonomia superior a 400 quilômetros), está a ser comercializado pela Tesla em Portugal a partir dos 52 mil euros, mas o Model S (com mais de 600 quilômetros de autonomia) já custa quase 90 mil euros.

Nos primeiros oito meses do ano a Tesla é a 22ª marca mais vendida em Portugal, imediatamente atrás da Mini e seguida pela Jeep. Mais abaixo na tabela de vendas da ACAP estão outras marcas com posicionamento de preço superior, como a Jaguar (602 carros vendidos em Portugal até agosto), Porsche (402 unidades) e marcas de luxo (e menor volume), como a Ferrari (19 veículos vendidos este ano), Bentley (18), Lamborghini (16), Maserati (15) e Aston Martin (6).

Em termos absolutos, a marca de automóveis ligeiros mais vendida em Portugal continua a ser a francesa Renault (21 mil unidades até agosto), apesar de uma queda de 15% face ao ano passado. A Peugeot, a crescer 2,1%, está na segunda posição (quase 17 mil carros vendidos nos primeiros oito meses do ano). O pódio fecha com a Mercedes, que regista um ligeiro decréscimo face ao ano passado, de 0,1% (tendo vendido até agosto mais de 11 mil carros em Portugal).

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemTesla é um fenômeno de popularidade em Portugal

Publicado no Verdesobrerodas



Por Expresso conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário