Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Tavascan Concept com dois motores elétricos acelera de 0 à 100 km/h em menos de 6,5 segundos


O próximo concept da CUPRA já tem nome e formas: Tavascan, sendo um protótipo 100% elétrico com dois motores e pretensões muito nítidas de um futuro com emoção de condução, mas sem emissões poluentes provenientes da motorização convencional. A estreia está reservada para o próximo Salão de Frankfurt.

Depois de ter revelado o CUPRA Formentor Concept este ano, a marca de performance revela um pouco mais daquilo que será o seu futuro em termos de eletrificação, com este Tavascan Concept, em resposta às “necessidades de um mercado que se prevê crescer 15% ao ano”, o dos SUV coupé 100% elétricos.

A CUPRA junta então numa única carroceria a silhueta coupé com a forma de um crossover de quatro portas, sendo o primeiro da marca a utilizar uma plataforma 100% elétrica. Em termos estéticos, o Tavascan Concept marca impacto pela dianteira muito afilada e em que o foco está numa posição bastante inferior, mercê do logótipo iluminado e posicionado.
Cada entrada de ar, em preocupação com a eficácia, canaliza o fluxo de ar pela carroceria ou orienta-o para o interior de forma a arrefecer o conjunto de baterias.

Aliás, de acordo com a marca, o fluxo de ar é um ponto crucial deste concept, destacando-se ainda as jantes especiais de efeito em turbina de 22”, focadas em fazer fluir o ar suavemente pela superfície, reduzindo a resistência aerodinâmica.

Atrás, o difusor tem uma aerodinâmica funcional, mas também cria um efeito emocional de performance, destacado pela iluminação traseira a toda a largura do veículo integrando o logo CUPRA. A bordo, reúnem-se novos conceitos materiais e tecnológicos, com tonalidades contrastantes, carbono estrutural e aplicação de vertente tecnológica em combinação firme com o design para “garantir um habitáculo sofisticado e simultaneamente de visual suave”.
Conta, ainda, com iluminação ambiente por LED, recorrendo também a revestimentos em couro, carbono e Alcantara para diferentes elementos do habitáculo. 

Os bancos desportivos são de estilo baquet, com o condutor a beneficiar também de um painel de instrumentos digital de 12.3” que assegura toda a informação necessária, reforçada com as funcionalidades da tela de 13” do sistema de infoentretenimento.

Num detalhe tecnológico digno de registo, a CUPRA garante que a “tela pode mudar o foco do olhar movendo-se na direção do passageiro quando necessário, enquanto os autofalantes integrados em cada baquet e a conetividade garantida aos smartphones asseguram que todos os ocupantes conseguem usufruir melhor da volumetria interior”. Ou seja, uma abordagem diferente aqueles que são os desejos dos consumidores do dia-a-dia e que se deverão enraizar ainda mais no futuro.

No lado técnico, o Tavascan Concept é o primeiro da marca a recorrer à nova plataforma MEB do Grupo Volkswagen e, como tem as células da bateria alojadas no fundo, entre eixos, tira partido de centro de gravidade baixo para condução dinâmica. 

Além disso, conta com dois motores elétricos: um integrado no eixo dianteiro e o outro atrás para uma potência combinada de 225 kW (306 CV) às quatro rodas, garantindo aceleração dos zero aos 100 km/h em menos de 6,5 segundos.

O Concept tem uma bateria de iões de lítio de 77 kWh capaz de armazenar energia suficiente para manter o veículo em andamento ao longo de até 450 quilômetros, já com base no ciclo de testes WLTP.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemTavascan com dois motores elétricos acelera de 0 à 100 km/h em menos de 6,5 segundos.

Publicado no Verdesobrerodas



Por Motor 24 conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário