O carro elétrico já é o
presente do automobilismo. O seu surgimento provoca mudanças em todo o processo
de desenvolvimento e produção de um carro, começando pelo design. Que elementos
desaparecem? Como potenciar a autonomia desde o design? Que novos materiais
entram em cena? Descobrimo-lo no design do Tavascan, o novo concept car da
CUPRA, um SUV coupé 100% elétrico.
-A aerodinâmica é fundamental: "Ao projetar um modelo elétrico, o desafio mais importante é a eficiência aerodinâmica", explica Alberto Torrecillas, designer externo da CUPRA. Para isso, surgem, de forma natural, do corpo do concept, asas e apêndices. "Tudo é esculpido com a intenção de dar alma ao veículo. Não há nada que pareça ser feito por uma máquina, os apêndices nascem como se fossem um músculo que aparece do próprio corpo e define os extremos do SUV coupé da CUPRA. Desta forma, obtém-se uma menor resistência ao ar e aumenta-se a autonomia".
- Materiais leves: Os
carros elétricos acrescentam um novo elemento essencial para o seu
funcionamento, as baterias. E os designers devem reservar um espaço para as colocar.
No Tavascan ocupam o espaço debaixo do veículo. Devido ao peso das baterias,
trabalhar com materiais leves torna-se uma prioridade para os criadores.
"Todo o concept é feito de fibra de carbono, pois este é o material que
queremos usar para representar o conceito de peso leve", diz Torrecillas.
- Rodas, além da
estética: A redução de peso está diretamente ligada à obtenção de maior
autonomia. Também aqui as jantes desempenham um papel decisivo. No caso do
Tavascan são 22 polegadas, com peças de cobre e coberturas sobrepostas em fibra
de carbono para ajudar a canalizar o ar e resfriar os freios. "Ao desenhar
um automóvel elétrico, a travagem e a poupança de energia são muito
importantes, e as jantes são componente chave", diz o designer de
exteriores da CUPRA.
- Revolução à frente e
atrás: Se há uma coisa que define a aparência dos novos modelos elétricos é a
sua frente, pois desaparece a grelha de ventilação, necessária nos carros de
combustão. "A frente é um conceito completamente novo. É projetado com
grandes entradas de ar, todas funcionais. Há duas entradas que esculpem toda a
seção da frente que canaliza o ar e uma cortina de ar que o direciona e
expulsa através do capot", diz Torrecillas.
A traseira também perde
um dos elementos mais reconhecíveis dos carros de combustão: o tubo de escape.
"Este fator ajuda-nos a alcançar uma simetria perfeita", diz o
designer.
- O interior, um desafio:
o interior de um modelo elétrico também representa um desafio para os
designers. As baterias ocupam espaço, mas ao mesmo tempo a habitabilidade e o
conforto devem ser preservados. "Para maximizar o espaço, desenhamos um
interior com quatro bancos desportivos em fibra de carbono e jogamos com
elementos leves, como a aba do painel de instrumentos flutuante ou as duas
consolas centrais", afirma Marc Franch, designer de interiores da CUPRA.
As cores e os materiais
também ajudam a criar uma sensação de amplitude. "Usamos napa branca tanto
nos bancos como no topo do painel flutuante para alcançar esta sensação. A luz
ambiente, exclusiva deste concept, faz com que a superfície pareça flutuar, contrastando
com o piso de neopreno preto", diz Frederik Baumann, designer de
Color&Trim.
- Muitas diferenças, a
mesma paixão: a mais recente tecnologia, cores e materiais exclusivos, faróis
visíveis, painel central flutuante de 13 polegadas de orientação dupla, bancos
com conectividade individual e até uma scooter elétrica. O que não muda quando
se trata de conceber um carro a combustível CUPRA e um carro elétrico CUPRA?
"É querer transmitir essa sensação, essa paixão. Chamamos-lhe o efeito
Wow. Tem de ser o mesmo para um combustível e para um elétrico. É a filosofia
que seguimos para desenhar veículos CUPRA", conclui Torrecillas. Um design
100% elétrico com 100% de ADN CUPRA.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Para CUPRA eficiência e aerodinâmica sāo os grandes desafios dos modelos elétricos
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Auto News conteúdo
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