Depois de ganhar espaço em
segmentos mais altos, como super-esportivos, sedãs de luxo e SUVs premium, a
eletrificação começa a ser pensada também para o mercado de veículos pequenos.
Prova disso são os planos da Kia em relação ao desenvolvimento de uma
variante 100% elétrica do sub-compacto Picanto.
A ideia foi adiantada recentemente pelo diretor de operações da marca na Europa, Emilio Herrera, que confessou ser inevitável ficar de fora dessa categoria. "Mais cedo ou mais tarde, teremos que fazer isso", disse. Há, no entanto, um grande desafio a ser vencido: a questão dos custos, que inclui a viabilidade financeira do projeto e a consequente geração de lucros.
A ideia foi adiantada recentemente pelo diretor de operações da marca na Europa, Emilio Herrera, que confessou ser inevitável ficar de fora dessa categoria. "Mais cedo ou mais tarde, teremos que fazer isso", disse. Há, no entanto, um grande desafio a ser vencido: a questão dos custos, que inclui a viabilidade financeira do projeto e a consequente geração de lucros.
Atualmente, o Picanto equipado
com motor a gasolina custa a partir de 10.290 euros na Alemanha, mas pode
chegar a 17.000 euros nas versões topo de linha. Para se tornar viável, uma
variante totalmente elétrica teria de ter preço nessa faixa mais alta, ou seja,
entre 16.000 ou 17.000 euros.
No entanto, se fosse lançado hoje, o carro não
custaria menos que 20.000 euros - o que comprova o desafio existente em termos
de redução de custos. Uma saída seria buscar sinergias com a co-irmã Hyundai
para compartilhar as despesas do projeto, tendo em vista um eventual interesse
desta em lançar uma versão EV do i10 (equivalente ao Picanto). Porém, nada foi
definido até o momento.
Especialistas questionam se
valeria a pena tamanho esforço, tendo vista os desafios a serem superado, mas
Herrera explica: "carros pequenos são muito importantes na Europa.
Em
países como a Itália, eles respondem por 50% do mercado, então acho que teremos
que ter um compacto movido a bateria". O objetivo da Kia é ter um
carro elétrico em quase todos os segmentos principais, segundo o executivo.
Atualmente, a gama EV da marca no país é composta pelos elétricos Soul e Niro,
que junto deverão emplacar até o final do ano em todo o mercado europeu algo em
torno de 20.000 unidades. Para 2020, a expectativa é dobrar esse volume.
Com o Picanto EV, a Kia
enfrentará em especial a futura gama de veículos elétricos compactos do grupo
Volkswagen. A nova família está sendo desenvolvida pela Seat e deverá originar
equivalentes elétricos para os atuais VW Up!, Seat Mii e Skoda Citigo. Todos
custarão menos de 20.000 euros, exatamente a mesma faixa de preço que a Kia
quer atingir. A Renault também tem interesse em entregar na briga e afirmou
recentemente que lançará um modelo elétrico de menos de 10.000 euros dentro de
5 anos. Herrera, porém, acha muito surrealista a meta da rival. "Acho
que é uma afirmação muito ousada. Eu vejo isso muito desafiador e não muito
realista", alfinetou.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Kia poderá lançar modelo sub-compacto 100% elétrico
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Motor1 conteúdo
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