O Hyundai Nexo representa a segunda geração
de veículos fuel cell, ou a pilha de combustível de hidrogênio, do
construtor sul-coreano. E, de momento, parece não chegar para as encomendas.
Devido à limitação existente na
maioria dos mercados no que toca a infraestruturas para este tipo de veículos,
a Hyundai tinha planeado vender apenas 1500 Nexo durante 2019.
Um número modesto, talvez em demasia — na Coreia do Sul apenas, as encomendas ascendem a 5500. Um volume inesperado para o construtor, que foi obrigado a cortar o número de Hyundai Nexo destinadas aos Estados Unidos da América e à Europa, para satisfazer a procura interna. O sucesso deve-se, em grande parte, ao programa de incentivos que de momento existem na Coreia do Sul para veículos a pilha de combustível de hidrogênio, pelo que a ordem é, por agora, satisfazer essa procura.
É o que diz o responsável pelo
negócio dos veículos fuel cell da Hyundai, Dr. Sae-Hoon Kim em declarações à Autocar: “Temos de
fazer o que faz mais sentido do ponto de vista do negócio, e com bons subsídios
disponíveis na Coreia que podem ser retirados a qualquer altura, a decisão foi
feita no sentido de satisfazer estas encomendas”. Outra consequência reside na
decisão de aumentar também a produção de veículos a pilha de
combustível de hidrogênio, onde se inclui o Nexo, para 40 mil
unidades por ano.
Números ainda muito reduzidos,
mesmo quando comparados com os dos elétricos a baterias, mas de acordo
com Sae-Hoon Kim, aproxima este tipo de veículos cada vez mais da
viabilidade comercial: “à volta das 200 mil unidades por ano conseguimos a
escala para comprar os materiais que necessitamos a um custo que colocaria o
automóvel a hidrogênio em paridade com o automóvel elétrico a baterias de hoje”,
concluindo, “ao ritmo da procura atual, consigo ver isso a acontecer nos
próximos cinco anos”.
O problema reside, sobretudo, na
infraestrutura de abastecimento que é limitada ou inexistente, como acontece em
Portugal. Razão pela qual não é comercializado cá.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade
sustentável
Postagem: Hyundai Nexo representa a segunda geração de veículos fuel cell
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Razão Automóvel conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário