Continua imparável a cavalgada elétrica da Hyundai. A marca sul-coreana tem
os olhos focados na Europa e quer ocupar um lugar de destaque neste novo mundo
ambiental da indústria, desdobrando-se em propostas de cariz verde. O último
capítulo da saga aconteceu, em Amesterdão, com a apresentação dos modelos Ioniq
Electric e Kauai Hybrid.
O primeiro foi lançado em 2016 e nos três anos que leva de comercialização
já vendeu perto de 60 mil unidades, números que ajudam a compreender a aposta
da Hyundai nas gamas “eletrificadas”. Ainda que, no caso do segundo, associado
a um motor a gasolina.
Mas já lá vamos. Foquemo-nos, para já, na evolução do Ioniq Eletric. Na sua essência, nada de especial mudou. Os engenheiros da marca privilegiaram o aumento da autonomia e atualização do design e da conectividade.
Para isso, o conjunto de baterias melhorou a sua capacidade (de 28 para
38,3 kWh), permitindo aumentar a vida útil entre cargas. Um crescimento de
armazenamento de energia na ordem dos 36%, oferecendo agora uma autonomia total
de 311 km. E que ninguém pense que obriga a uma condução chata. Nada disso. A
potência máxima cifra-se nos 136 CV e o binário é de 295 Nm. A velocidade
máxima? 165km/h.
O Ioniq Electric surge equipado com um carregador de bordo de 7,2 kW (face
aos 6,6 kW do antecessor) para uma corrente alternada do tipo 2. Caso se
recorra a uma estação de carga rápida de 100 kW as baterias atingem 80% da
carga em apenas 54 minutos. Ainda em relação à carga, importa referir que,
graças ao sistema telemático de conectividade Bluelink , esta poderá ser
controlada à distância e planejada através do smartphone. Além desta função,
permite ainda controlar o ar condicionado ou trancar e destrancar o veículo
remotamente.

Quanto ao design do Ioniq Eletric 2019, que chegará a Portugal, em outubro,
por um preço que começa nos 40.950 euros, poucas novidades a sublinhar. Umas
palavras apenas para o novo desenho da grelha frontal e para-choques, bem como
para os retoques a que foram sujeitos os faróis traseiros, agora com tecnologia
LED.
De modo a não colocar todas as suas expectativas nos modelos 100%
elétricos, em Amesterdão, a Hyundai deu também a conhecer aos jornalistas o
novo Kauai Hybrid. Uma fórmula que pretende assegurar o melhor de todos os
mundos: um SUV que associa um motor de combustão Kappa 1.6 GDI a gasolina com
105 cv e 147 de binário a outro elétrico com 43 cv (32 kW) e um binário máximo
de 170 Nm.
Segundo a marca, a bateria de polímero de iões de lítio de 1,56 kWh
disponibiliza um excelente desempenho de carga e descarga, otimizando a saída
da bateria de alta tensão e permitindo uma rápida regeneração. Chegamos, deste
modo, a uma potência combinada de 104 kW (141 CV) e até 265 Nm de binário. O
Kauai Hybrid acelera de 0-100 km/h em 11,2 segundos e tem uma velocidade máxima
limitada aos 160 km/h, com um consumo de 3,9 l/100 km (4,3 l/100 km com jantes
de 18 polegadas) e emissões de 90 gr/km de CO2 (99 gr/km CO2 com jantes de 18
polegadas).
Na primeira experiência de condução, apesar dos poucos quilômetros
percorridos, maioritariamente em autoestrada, o modelo deu mostras de grande
suavidade de rolamento e de qualidade de vida a bordo. A data de chegada ao mercado nacional está apontada para outubro, sendo o
preço da versão base 29.500 euros.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Hyundai foca mobilidade elétrica do mercado europeu
Publicado no
Verdesobrerodas
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