Para muitos entusiastas da
Mercedes-Benz e AMG, a notícia não é nada boa. A Daimler confirmou à revista
alemã Auto Motor und Sport o fim do desenvolvimento de motores a combustão. Ou
seja, daqui para a frente não haverá mais propulsores a gasolina e diesel de
projetos novos.
A informação partiu de Markus
Schaefer, chefe de desenvolvimento da Daimler, que enfatizou a importância de
se transferir os fundos necessários para o desenvolvimento de carros elétricos,
com motores mais possantes e baterias com capacidade ampliada. O passo dado
pela Mercedes-Benz não é estranho, visto que Volkswagen e Volvo já o fizeram.
Tanto na rival alemã quanto no fabricante sueco, o desenvolvimento de novos motores a gasolina e diesel parou, sendo os investimentos direcionados para eletrificação. Schaefer revelou também que uma atualização foi feita recentemente nos motores usados atualmente e que o orçamento para pesquisa e desenvolvimento continuará no mesmo nível daqui para frente.
Schaefer diz que não existem
planos para novos motores de ciclos Otto e Diesel, mas não exclui a
possibilidade de um dia a Daimler voltar a desenvolver algum propulsor do tipo.
Bom, pelo menos isso deverá se manter na linha de veículos comerciais pesados, onde
o diesel será mandatório por muito mais tempo que nos automóveis.
O último projeto da Daimler é o
novo motor de seis cilindros em linha 3.0 M256, que já foi projetado para ser
eletrificado, trabalho com propulsor de energia auxiliar para reduzir emissão e
consumo, ganhando até em performance. Ao contrário da Volkswagen, a
Mercedes-Benz não datou sua atuação com motores convencionais.
A produção seguirá normalmente
nos próximos anos, mas é evidente que o volume deverá ser gradualmente reduzido
até converter-se completamente em elétrico.
Na VW, a produção deverá se encerrar
completamente em 2040, sendo que a última plataforma MQB/MLB deve surgir em
2026. Ou seja, a partir daí, apenas bases de propulsão elétrica serão
desenvolvidas.
Na Volvo, os modelos “D3/4/5”
saem do portfólio da marca sueca em 2023, ficando apenas o motor Drive-E a
gasolina por mais alguns anos, quando também sairá de cena. A partir daí, só
elétricos. Na Alemanha, a resistência vem da BMW, que acredita que os motores
diesel terão vida de pelo menos 20 anos, enquanto os com gasolina sobreviverão
nos próximos 30 anos.
A BMW confirmou que continuará o
desenvolvimento de motores comuns enquanto inicia seu processo de
eletrificação, que está bem mais lento que o das rivais VW e Daimler.
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Postagem: Daimler confirma fim dos motores a combustão e investimentos em motores elétricos
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Noticias Automotivas conteúdo
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