O recorde para carros
elétricos no Nürburgring caiu, melhor, deu um enorme trambolhão — o Volkswagen
ID.R simplesmente esmagou-o.
O ano passado vimos o Volkswagen
ID.R “destruir” o recorde absoluto de Pikes Peak, destronando
por uma margem considerável o Peugeot 208 T16, que detinha esse recorde.
Este ano o desafio não era menos ambicioso — ser o elétrico mais rápido no
“inferno verde”.
Este era pertença do NIO EP9, um superdesportivo elétrico chinês, alcançado em 2017, com uma impressionante marca de 6min45,90s, um tempo capaz de rivalizar e superar a maioria da aristocracia automóvel alimentada a hidrocarbonetos. O Volkswagen ID.R simplesmente “destruiu” esse recorde, ao ter retirado mais de 40s ao tempo do NIO EP9, fixando o tempo final em 6min05,336s! Ok… Temos de separar as águas. O NIO EP9, apesar dos muitos poucos que foram produzidos — aparentemente, 16 unidades —, está homologado para andar na via pública, o Volkswagen ID.R não.
Tal como o recordista absoluto do
Nürburgring, o Porsche 919 Evo, o Volkswagen ID.R é um
protótipo “puro e duro”, sem os constrangimentos regulamentares de um carro de
estrada, ou até de competição — não deixa de ser um feito notável a todos os
níveis, que mostra o quão depressa a tecnologia elétrica tem evoluído.
Os 6min05,336s alcançados
com Romain Dumas ao volante — tetra-vencedor das 24 Horas de Le Mans —, corresponde uma
velocidade média de 204,96 km/h. Em Pikes Peak, a velocidade média foi de
“apenas” 150 km/h. Para conseguir essa
velocidade extra, o Volkswagen ID.R necessitou de evoluir. Se por baixo da
pele ainda é o mesmo carro que conquistou Pikes Peak, apresentando dois motores
elétricos que debitam um total de 500 kW ou 680 cv e 650 Nm de binário máximo,
por fora apresenta uma aerodinâmica revista, com muito menos downforce.
O resultado está à vista,
como podemos ver no vídeo, com o Volkswagen ID.R a ultrapassar com alguma
frequência mais de 250 km/h. Além da aerodinâmica, os engenheiros
da marca alemã focaram a sua atenção na gestão das baterias, na calibração do
chassis e, claro, na escolha certa de pneus. Além de Pikes Peak e agora o
circuito de Nürburgring, o ID.R tem um terceiro recorde, também atingido o ano
passado, no Goodwood Festival of Speed, ao tornar-se no
elétrico mais rápido na mini-rampa, uma das principais atrações do festival, ao
ter percorrido os 1,86 km em apenas 43,86s.
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Postagem: Volkswagen ID.R é o elétrico mais rápido do Nürburgring
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Razão Automóvel conteúdo
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