A marca considera o
Grandland X como uma “das peças-chave” para a eletrificação da sua gama de
produtos, naquele que é um esforço que congrega ainda o novo Corsa-e, modelo
100% elétrico que chegará na primavera de 2020.
A Opel não poupa esforços
nesta sua nova fase, agora inserida no seio do Grupo PSA, preparando, ao longo
dos próximos 20 meses, versões eletrificadas para o já referido Corsa, mas
também para o Vivaro e para o sucessor do Mokka X, todos estes com variações
100% elétricas.
Sabe-se já, também, que o Zafira Life terá opção elétrica, ao contrário do Grandland X Hybrid4, que assume uma postura híbrida. Em 2024, a Opel espera ter toda a linha de modelos eletrificada, seja por hibridação, seja por variante totalmente elétrica.
Sabe-se já, também, que o Zafira Life terá opção elétrica, ao contrário do Grandland X Hybrid4, que assume uma postura híbrida. Em 2024, a Opel espera ter toda a linha de modelos eletrificada, seja por hibridação, seja por variante totalmente elétrica.
Este SUV, que proporá, em
opção, a pintura preta do capot, alia motor térmico gasolina 1.6 Turbo a dois
motores elétricos. A potência debitada pelo conjunto ascende a 300 CV para um
consumo de combustível em ciclo misto, de acordo com a mais recente norma WLTP,
de 1,6 l/100 km e emissões de CO2 de 37 g/km.
No ‘coração’ deste
Grandland X Hybrid4 está a combinação do motor 1.6 de quatro cilindros a
gasolina, com turbocompressor e injeção direta, de 200 CV (cumprindo a norma
Euro 6d-TEMP e certificado de acordo com o ciclo de testes WLTP), com um
sistema de propulsão elétrica formado por dois motores que entregam um total de
109 CV (80 kW) e uma bateria de iões de lítio com capacidade de 13,2 kWh (com
autonomia até 52 quilômetros em modo EV).
O motor elétrico
dianteiro está acoplado a uma caixa automática eletrificada de oito
velocidades. O segundo motor elétrico está integrado no eixo traseiro, com um
diferencial, o que permite obter tração às quatro rodas. O motor térmico atua a
velocidades médias e elevadas. O sistema elétrico de tração é chamado a
intervir a velocidades mais baixas e fases de transição.
No que diz respeito ao
carregamento, o tempo varia consoante o tipo de carregador utilizado. Além do
cabo fornecido para ligar a uma tomada de tipo doméstico, a Opel proporá
dispositivos de carga rápida em estações públicas, bem como estações de parede
de utilização particular. Com uma destas ‘wallboxes’, de 7.4 kW de potência, a
bateria recarrega em apenas uma hora e 50 minutos. O carregador de bordo de
série é de 3.3 kW, podendo receber em opção um de 6.6 kW. A bateria está instalada
sob o banco traseiro, otimizando a ocupação do espaço do habitáculo e da
bagageira.
As primeiras entregas do
novo Grandland X em versão Plug-in híbrida estão agendadas para o início do ano
de 2020.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Opel não poupa esforços para eletrificação de veículos
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Motor 24 conteúdo
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