A comemorar os seus 120
anos, a Opel dá o pontapé de saída para uma nova era da mobilidade, propondo
uma conversão para a eletrificação a reboque do plano estratégico anunciado
pelo Grupo PSA, denominado ‘PACE!’, uma vez mais focado por Michael
Lohscheller, CEO da marca alemã, assente em três pilares – sustentabilidade
financeira, globalização da marca e eletrificação.
Os primeiros frutos desse plano estão à vista: um lucro recorde de 859 milhões de euros em 2018, com um total de 1.038.057 unidades vendidas globalmente no ano passado (com os SUV a disporem de uma quota de mercado de 30%). O segundo pilar passa pela globalização da Opel, com o previsível retorno da marca a mercados mundiais de grande relevo, como o da Rússia ainda em 2019.
Até ao final de 2022, a Opel
estará presente em 20 novos mercados. Por fim, na vertente
elétrica, o plano de eletrificação é extenso, com a Opel a prever uma era de
mobilidade sustentada acessível e cômoda para todos num compromisso com a
mobilidade para todos.
Além disso, ainda no
capítulo da eletrificação e de novas energias, a Opel e Rüsselsheim foram
escolhidos como centro de competências para o desenvolvimento de tecnologia
fuel cell a hidrogênio do Grupo PSA, em reconhecimento do próprio passado
recente em que muitos dos avanços da marca foram obtidos nesta área. O CEO da
Opel considera que o hidrogênio será o próximo passo rumo a uma mobilidade
sustentada e de zero emissões.
“Para 2020, o desafio de
95 g/km de CO2 previsto pela União Europeia será cumprido pela Opel”, garante
Lohscheller, não só com os novos modelos eletrificados, mas também com a maior
eficácia de motorizações convencionais, com o aprimoramento de tecnologias de
combustão interna. Aliás, garante a Opel, cada novo Corsa emitirá menos CO2 do
que a versão mais eficiente do atual Corsa. A plataforma multienergia do Grupo
PSA assume-se como fundamental nesta estratégia, melhorando a sustentabilidade
financeira graças à produção de carros com motor de combustão interna e
elétricos numa mesma linha de montagem.
De resto, no mesmo
âmbito, o plano da Opel passa por contar com todos as gamas da marca
eletrificadas em 2024. Para 2020, há já quatro modelos na linha de lançamento,
três 100% elétricos e um Plug-in híbrido: o Corsa-e será o primeiro a chegar,
na primavera de 2020, seguindo-se uma versão do sucessor do Mokka X e o
Vivaro-e.
Por fim, no lado dos PHEV, conta-se o Grandland X Hybrid4, já
conhecido, que alia mecânica 1.6 turbo de 200 CV a gasolina a dois motores
elétricos de 80 kW, para um total de 300 CV e tração integral, com um deles
atrás. Neste ‘pacote tecnológico eficiente’, a autonomia elétrica é de 52
quilômetros, para consumo médio de 1,6 l/100 km e 37 g/km de CO2. Já o Corsa-e, cuja
produção terá início nos primeiros meses de 2020 e lançamento na primavera,
recorre igualmente à plataforma EMP2, como o Peugeot 208, será o primeiro
modelo 100% elétrico.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade
sustentável
Postagem: Opel dá o pontapé para era da eletrificação
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Motor 24 conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário