A ideia de usar água como
combustível é antiga, mas não é fácil de transportar para a prática. Neste
momento, apenas um construtor está a testar um carro do gênero, a nanoFlowcell,
uma marca experimental que acabou de completar 150 mil quilômetros em testes de
estrada com o seu modelo mais recente, o citadino Quantino.
O sistema da nanoFlowcell
funciona como uma célula de combustível, mas usa água salgada ionizada em vez
de hidrogênio.
Neste caso, o líquido com iões positivos fica separado do líquido com iões negativos. Quando ambos passam por uma membrana, os iões interagem, gerando energia elétrica que é usada para mover o automóvel. O resultado final é água, tal como numa célula de combustível de hidrogênio, permitindo ao automóvel funcionar com emissões zero e reabastecimento rápido.
Neste caso, o líquido com iões positivos fica separado do líquido com iões negativos. Quando ambos passam por uma membrana, os iões interagem, gerando energia elétrica que é usada para mover o automóvel. O resultado final é água, tal como numa célula de combustível de hidrogênio, permitindo ao automóvel funcionar com emissões zero e reabastecimento rápido.
Desde 2014 que a empresa
alemã tem vindo a desenvolver protótipos, como o desportivo e-Sportlimousine, o
crossover Quant F e o compacto Quantino. Estes têm sido testados em estrada,
com o Quantino a mostrar a validade do conceito.
Depois de ter completado 100
mil quilômetros em agosto do ano passado, o carro alemão atingiu agora os 150
mil quilômetros em meio ao tráfego. Durante os testes, conseguiu percorrer 1000
quilômetros durante 8 horas e 21 minutos, sem necessitar de reabastecimento.
O Quantino tem espaço
para quatro pessoas no interior, com um motor de 80 kW (109 cv) para um peso de
1421 kg, o que não o impede de ultrapassar os 100 km/h em apenas cinco
segundos. A nanoFlowcell quer começar a produzir este automóvel em série a
médio prazo.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: nanoFlowcell completa testes usando água como combustível
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Motor 24 conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário