Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Mitos sobre os carros elétricos


Se você costuma acompanhar as principais tendências do setor automobilístico, provavelmente já ouviu ou leu algo a respeito dos carros elétricos.

Nos últimos anos eles têm surgido com uma frequência cada vez maior em sites especializados, e isso faz com que muitas dúvidas e mitos comecem a surgir. Para sanar algumas delas, preparamos esse post com alguns dos principais mitos sobre os carros elétricos. Confira e fique por dentro do tema!

São ruins de dirigir


  • Alguns motoristas dizem que os carros elétricos são ruins ou chatos de dirigir apenas por falta de hábito. Veja bem, quem é amante dos motores a combustão e do ronco característico deles vai sentir falta, pois os elétricos são silenciosos. Porém, basta pisar no acelerador que esse mito é deixado de lado: apesar de não ter o tão popular ronco, são bem mais potentes que seus concorrentes!

Dão choque quando enfrentam enchentes

  • Como são carros elétricos esse mito até tem sua razão de ser, mas a realidade é que isso não passa de pura ilusão. As baterias desses modelos são tecnológicas e desenvolvidas para suportar situações de risco, como é o caso de uma enchente.

A bateria não dura e vicia

  • A bateria de um carro elétrico tem uma durabilidade média de 10 anos. Com uma carga completa, o motorista consegue uma autonomia de até 200 km de acordo com o modelo e a marca do carro. Convenhamos, para a maior parte das pessoas isso é suficiente para um dia inteiro.
  • Um ponto interessante sobre as baterias de carros elétricos é que elas podem ser carregadas com qualquer percentual de carga. Isso significa que ela não vicia, mesmo que esteja completamente descarregada.

Consome muita energia elétrica

  • É um ponto complicado, mas ainda assim, se enquadra como um mito dos carros elétricos. Primeiro que é preciso avaliar isso de acordo com a infraestrutura da cidade e do país. Mas nas cidades que contam com carros elétricos e uma boa estrutura, as análises feitas concluíram que eles consomem a mesma energia gasta por ar-condicionado de tamanho médio.
  • Outras estimativas apontam que o carro elétrico que consumisse cerca de 180 kWh mensalmente, teria um gasto de somente R$0,05 por cada quilômetro rodado.

As baterias explodem facilmente

  • Graças as evoluções tecnológicas isso não corre o risco de acontecer. As baterias dos carros elétricos já saem de fábrica com um chip de controle. Ele é o responsável por controlar a saída e a entrada de carga. Com isso, não é possível que elas explodam do nada, como já vimos acontecer no passado com aparelhos como smartphones topo de linha.

Todas as baterias são iguais

  • Mais do que falso! Apesar de algumas características como tempo de aceleração e potência serem semelhantes entre uma bateria e outra, o fato é que são bem diferentes. Por exemplo, a BMW usa um motor híbrido no modelo i3, já a Nissan prefere um motor síncrono com imãs permanentes, enquanto que a Tesla e Renault preferem motores assíncronos e sem imãs.

Autonomia dos elétricos é insuficiente 
  • Já citamos superficialmente a questão da autonomia dos carros elétricos anteriormente. Esses modelos se destacam por oferecer autonomia para 300 km e, não se pode esquecer, que a maior parte de viagens realizadas não ultrapassam os 150 km. Ou seja, dependendo do caso, é possível ir e voltar do destino sem precisar de uma única recarga!
Quando se fala sobre carros elétricos, as pessoas imaginam algo ainda muito distante e de um mundo bem futurista. A realidade é que eles já estão presentes na vida de muitas pessoas. Além disso, a cada dia cresce o número de montadoras que investem nesse segmento e isso sem contar com as companhias de tecnologia como o Google, que também trabalham em projetos nesse sentido.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemMitos sobre os carros elétricos

Publicado no Verdesobrerodas



Por Carro Bonito conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário