A Hyundai e o Grupo Caoa
poderão trazer para o Brasil aquele que é considerado como o seu modelo de
carro de produção mais moderno até o momento. Trata-se do Nexo, um crossover
elétrico que não usa sistema puro de baterias, nem mesmo o "plug-in"
(elétricos que se carregam na tomada). O modelo conta com a eletricidade vinda
das células de hidrogênio.
Ainda existem alguns impasses para que este carro possa efetivamente ser lançado no mercado brasileiro. Um deles é justamente a viabilidade de lançar um modelo médio que custa caro, cerca de US$ 70 mil em seu país de origem. Além disso, a falta de infraestrutura em relação a pontos de abastecimento ainda surge como um problema para este tipo de lançamento.
De acordo com as
informações que foram divulgadas pela montadora em relação ao seu Nexo, o
modelo conta com um motor que oferece cerca de 160 cavalos de crossover, com 40
kgfm de torque, uma potência que geralmente equivale a de um motor 1.5 turbo.
Uma das diferenças deste
modelo quando comparado com outros carros neste segmento é o que sai do escape
do modelo, que é basicamente com água destilada. O processo ainda filtra 99% da
sujeira do ar utilizado pelo modelo. "Uma frota de 100
mil veículos a célula de hidrogênio rodando por duas horas limparia todo o ar
que os 8 milhões de habitantes de Seul consomem em uma hora", afirmou
Zayong Koo, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto.
O carro conta com uma
eficiência energética do sistema de 60%. Esse índice fica abaixo dos mais de
80% de elétricos tradicionais (a bateria ou "plug-in"), mas também
está muito acima dos 25% a 30% dos motores a combustão mais eficientes da
indústria. Com toda essa configuração, o modelo pode ter autonomia de até
600 km com apenas uma recarga, o que torna ele um dos mais econômicos da sua
categoria.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Elétrico Nexo da Hyundai poderá desembarcar no Brasil
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Salão do Carro conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário