Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Baterias reutilizadas em posto de carregamento para VEs


Este projeto inovador utiliza as baterias de lítio que deixam de ser utilizadas nos veículos híbridos e elétricos, mas que ainda conservam cerca de 70% da sua capacidade energética. 

Assim, seria um desperdício enviá-las diretamente para reciclagem sem tentar aproveitá-las para outras utilizações.

Para fomentar a reutilização destas baterias e prolongar a sua vida útil, a VALORAR estabeleceu uma parceria com a ZEEV, que visa o seu recondicionamento e reutilização para outros fins, como, por exemplo, em unidades estacionárias de armazenamento de energia.

Para dar o exemplo, a VALORAR instalou, na sua sede, 62 painéis solares fotovoltaicos com apoio de baterias reutilizadas e um posto de carregamento para veículos elétricos. Este sistema fotovoltaico será capaz de produzir, anualmente, cerca de 32 MWh de energia limpa, o equivalente ao consumo anual de 19 habitações familiares, e evitará a emissão de 32 toneladas de CO2.

Esta iniciativa contou, também, com a colaboração ativa da ACAP, na sua qualidade de proprietária das instalações e de sócia maioritária da VALOCAR. A utilização das baterias, neste sistema, permitirá armazenar a eletricidade para quando ela for necessária, como, por exemplo, para carregar veículos elétricos.

Quando se utiliza um posto de carregamento conjuntamente com uma instalação fotovoltaica em regime de autoconsumo, considerando 100% do carregamento da bateria do veículo com base no solar fotovoltaico, o custo de “abastecimento” passa quase para zero.

Desta forma, não só se geram poupanças financeiras muito significativas, como a pegada ambiental referente à utilização é quase nula. Estima-se que, com esta instalação, a VALORCAR evite comprar à rede o equivalente a 32 MWh, gerando uma poupança anual de eletricidade na ordem dos €5.200, o que se traduz numa recuperação do investimento em cerca de oito anos.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemBaterias reutilizadas em posto de carregamento para VEs

Publicado no Verdesobrerodas



Por Jornal das Oficinas conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário