Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Portugal é o quinto país europeu com maior penetração de veículos elétricos


Associação europeia Eurelectric diz que as vendas de veículos não poluentes dispararam 95% em 2018, mas postos de carregamento não acompanham.

Portugal é o quinto país europeu onde, em percentagem do total, se venderam mais veículos elétricos em 2018 (3,4% do total), apenas ultrapassado por nações desenvolvidas do norte da Europa, como a Noruega (onde 49,1% dos carros vendidos no ano passado foram elétricos ou híbridos plug-in), Suécia (8%), Holanda (6,7%) e Finlândia (4,7%). 

Os dados são da Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis (ACEA) e serviram de base ao estudo mais recente da Eurelecteric, a associação de empresas elétricas europeias, sobre redes públicas de carregamento para a mobilidade elétrica, no qual Portugal já não faz tão boa figura. Isto porque, apesar do crescimento exponencial da sua frota não poluente, Portugal não chega a ter um posto de carregamento público para cada 10 veículos elétricos que circulam nas estradas.

Ou seja, com as vendas no ano passado a dispararem 95% face a 2017 (passaram de 4237 para 8241 automóveis elétricos ligeiros de passageiros vendidos), e de novo a darem um salto de 118% no primeiro trimestre de 2019 (foram vendidos 2174 veículos 100% elétricos até março), a rede pública de postos de carregamento não acompanhou esta subida meteórica. 

Conclusão: nesta estatística, Portugal fica atrás de países do Centro e Leste da Europa, como Malta, Chipre, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Estônia, Lituânia, Hungria, entre outros, onde a rede pública existente não é muito desenvolvida, mas é suficientes para os veículos existentes. Isto porque, refere a ACEA, em mais de metade dos países da UE menos de 1% dos carros vendidos são elétricos, incluindo na vizinha Espanha.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemPortugal é o quinto país europeu com maior penetração de veículos elétricos

Publicado no Verdesobrerodas



Por Motor 24 conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário