
“Os testes estão evoluindo. Temos um ônibus grande em circulação na China desde o ano passado, mas também fazemos análises envolvendo serviços delivery. Já temos várias empresas interessadas no Brasil”, explica Ubiratan Resende, diretor geral da Via Technologies no Brasil. “Os testes também estão sendo realizados em outras cidades na América Latina. Países como Colômbia e Peru têm interesse e o debate também começou na Argentina”.
Projetado e construído
pela montadora chinesa Enchi Auto, o ônibus elétrico autônomo Enchi Self
Driving EV Bus trafega pelas ruas da unidade da companhia em Huzhou, cidade
chinesa localizada na província de Zhejiang. O sistema que possibilita ao
veículo trafegar sem um condutor humano é o VIA Mobile 360 ADAS, solução da VIA
Technologies capaz de captar imagens de tudo o que acontece ao redor do EV Bus,
interpretá-las e compará-las a outras informações enviadas por outras fontes.
Quatro câmeras externas
possibilitam a captura de uma visualização de 360 graus ao redor do veículo. O
maior diferencial, porém, é o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), sensor
localizado na dianteira do ônibus que, dotado de vídeo analítico, identifica e
interpreta todas as variáveis envolvidas na condução, como distanciamento das
faixas de rolagem, limite de velocidade da via e interpretação dos semáforos
(se estão vermelhos ou verdes) e da sinalização. Os dados são combinados a
outros recebidos de outras fontes, como a geolocalização via GPS, e
encaminhados à central do veículo, uma plataforma big data que define os
comandos que farão o veículo ter uma reação adequada e instantânea em cada
situação.
O sistema autônomo de
condução utiliza algoritmos avançados para, por exemplo, a partir dos dados
recebidos do ADAS, manter o veículo a uma distância segura dos demais, trafegar
a uma velocidade pré-estabelecida ou adotar um modo segurança quando há
pedestres próximos da via.
Se há um afastamento das faixas, o sistema corrige a
rota imediatamente. Caso surja um obstáculo, o veículo para sozinho e retoma o
movimento assim que possível.
Dados como localização,
trajeto, paradas programadas, velocidade e status dos principais componentes
aparecem, em tempo real, em uma tela localizada no interior do ônibus, para que
os passageiros possam saber tudo o que está acontecendo. O sistema também
identifica o número de passageiros e quando alguém quer descer ou entrar no
ônibus, para que o veículo realize os comandos adequados.
Segundo Resende, a
expectativa é que o mercado de ônibus autônomo ganhe mais força nos próximos
anos. “Expectativas traçadas em 2017 eram de 350 veículos autônomos existentes
no mundo. Esse número deve subir para perto de 190 mil até 2022, em um sinal de
crescimento exponencial desse mercado. Em cima desses estudos, falamos que é
uma tecnologia que vai ser implementada cedo ou tarde”.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Ônibus autônomo e elétricos podem ganhar espaço em Curitiba
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Bem Parana conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário