Os carros elétricos e
híbridos já são uma realidade para nós e, aos poucos, começam a fazer parte do
nosso cotidiano. É o futuro, quer você queira ou não.
Segundo estimativa da
BorgWarner, empresa de tecnologias ecoeficientes, a produção de ve no mundo saltará de 900 mil unidades em 2017 para 5,6 milhões em
2023.
Para celebrar essa nova realidade, no último sábado (25) foi realizada a 4ª edição do Dia da Mobilidade Elétrica, que reuniu modelos eco friendly (amigos da natureza, em tradução livre) para uma carreta pelas ruas e avenidas de São Paulo, com saída da Rua Treze de Maio, na região da Avenida Paulista, até a Praça Charles Miller.
Para celebrar essa nova realidade, no último sábado (25) foi realizada a 4ª edição do Dia da Mobilidade Elétrica, que reuniu modelos eco friendly (amigos da natureza, em tradução livre) para uma carreta pelas ruas e avenidas de São Paulo, com saída da Rua Treze de Maio, na região da Avenida Paulista, até a Praça Charles Miller.
A convite da Nissan,
participamos do evento a bordo de uma das unidades do Leaf importadas para cá
dos Estados Unidos e que participaram do Salão do Automóvel de São Paulo, em
novembro do ano passado. Atualmente em fase de pré-venda, tem preço a partir de
R$ 178.400 e virá do Reino Unido. O Leaf ostenta o título de veículo 100%
elétrico mais vendido do mundo ao somar 400 mil unidades comercializadas.
Lançado em 2010, o modelo
ganhou sua segunda (e atual) geração em 2017. Foi a nosso segundo contato com o
elétrico. No início deste ano, tivemos um breve contato no Autódromo de
Interlagos, em São Paulo. Mas esta foi a primeira vez que levamos o novo Leaf
para rodar em vias públicas. Ao volante, a experiência é inteiramente diferente
de dirigir um veículo a combustão interna. Ao invés de priorizar as
acelerações, é necessário ficar atento ao consumo e aproveitar as frenagens e
as descidas para ajudar no processo de regeneração de energia para a bateria.
A ausência de ruídos é
total e os únicos barulhos presentes são da rolagem dos pneus, da seta e do
assistente de pontos cegos. O modelo agrada em cheio pelas respostas imediatas,
seja partindo da imobilidade ou embalado. Com a alavanca de câmbio na posição D
(Drive), o Leaf arranca progressivamente. No entanto, ao afundar o pé no pedal
do acelerador, prepare-se para ser empurrado contra o encosto do banco. Afinal,
estão disponíveis instantâneos 149 cv de potência e 32,6 kgfm de torque
possibilitando acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atingir a velocidade
máxima de 144 km/h. Ou seja, o Leaf pode ser amigo da natureza, mas não
descuida do prazer de dirigir.
Outro elogio vai para o
conjunto de suspensões e o bom isolamento acústico da cabine. Com 4,480 m de
comprimento e 2,700 m de entre-eixos (o mesmo do Sentra), o Leaf oferece espaço
para as pernas e joelhos de quem viaja atrás, além de um porta-malas de 435
litros.
O conjunto de baterias de íon de lítio de 40 kWh vai instalado no
assoalho e ajudou a baixar o centro de gravidade do carro. A recarga pode ser
feita na rede doméstica ou nas estações de carregamento rápido permitindo 80%
de carga em apenas 40 minutos. Completo, segundo o fabricante, a autonomia é de
389 km em ciclo urbano.
Para ajudar no consumo de
energia, estão disponíveis os modos B (super-regeneração) e Eco, que deixa o
carro mais amarrado, porém, contribui no menor gasto, principalmente partindo
da imobilidade. Assim como o Chevrolet Bolt e o BMW i3, é possível conduzir o
Leaf utilizando somente o pedal do acelerador. Prático e fácil de pegar o
jeito, quando a função e-pedal está selecionada, ela começa a atuar ao retirar
o pé do acelerador e tanto desacelera quanto freia o Leaf, pois também atua no
sistema de freios.
Ainda falando em
segurança, o modelo 100% elétrico da Nissan vem equipado com os alertas de tráfego
cruzado, de mudança de faixa e o já mencionado de pontos cegos, visão de 360°,
piloto automático inteligente, controle em curvas, assistente de frenagem e
assistente de partida em rampas. Quem disse que, para ser
amigo da natureza, um carro precisa ser sem sal? O Leaf prova que é possível
conciliar zero emissão com uma dirigibilidade (muito) agradável.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Frota global de veículos elétricos será de 5,6 milhões em 2023
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Motor Show conteúdo
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