Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

terça-feira, 21 de maio de 2019

Frota de 43 novos ônibus da Irizar chegam às ruas da França


Uma frota de 43 novos ônibus articulados totalmente elétricos da fabricante espanhola Irizar chegou às ruas de Amiens, na França, para integrar o sistema BRT. A cidade, com cerca de 150.000 habitantes, tem a 28ª maior população do país.

A Keolis, agência de transporte urbano e suburbano de passageiros, está operando os novos veículos como parte de sua frota de 136 ônibus. Os novos ônibus ecológicos, silenciosos e econômicos, não emitem poluição atmosférica e reduzem significativamente o ruído e as vibrações.

Projetados para o sistema BRT, eles podem acomodar até 151 passageiros, e operam em três rotas que servem alguns dos principais pontos da área intercomunitária, incluindo o centro da cidade, suas instalações de lazer (como o hipódromo e o centro de exposições), complexo hospitalar universitário, campi universitários, estações de trem e as principais áreas residenciais. Algumas das rotas ao longo das quais os elétricos operam são dedicadas aos corredores de transporte e desfrutam de direito de passagem nos semáforos das 4h às 24h. Durante os horários de pico, os ônibus passam a cada 8 a 10 minutos.

De acordo com a Irizar, os ônibus articulados são os primeiros na Europa a apresentar a tecnologia de carga dupla, pela qual podem receber cargas rápidas de 4 a 5 minutos para alcançar uma autonomia de 40 km de serviço, através de carregadores aéreos nos terminais de ônibus, como também a opção de carga mais lenta, feita na garagem durante a noite, que fornece 100% de capacidade de carga num intervalo de 3 a 4 horas.

Com a introdução do BRT e a reestruturação da rede de ônibus existente, a operadora Keolis e administração da região metropolitana de Amiens preveem um aumento de 28% no número de passageiros entre hoje e o final do contrato de cooperação em 2024.

O lançamento do sistema marca um passo importante na implantação da estratégia de eletromobilidade do Grupo Keolis, que se tornará, até o final de 2019, a maior operadora de rede elétrica da França.

Para preparar o lançamento do sistema de BRT elétrico e preparar e capacitar as pessoas envolvidas na operação desses novos veículos, a Keolis implementou um esquema de treinamento para mais de 300 motoristas, bem como funcionários responsáveis pela manutenção dos veículos elétricos e operadores na estação de controle central.

Além dos ônibus de BRT totalmente elétricos em Amiens, o Grupo está se preparando para lançar outras soluções de mobilidade compartilhada em faixas exclusivas: o BRT totalmente elétrico em Bayonne-Biarritz-Anglet (cidadã turística ao sul da França), o BRT movido a hidrogênio em Pau (cidade ao lado da fronteira com a Espanha) e o bonde elétrico de Caen, cidade francesa na região da Normandia, que será posto em serviço nos próximos meses.

O projeto de BRT da cidade de Pau, também conhecido como Metrobus, usará 100% de hidrogênio renovável como fonte de energia. O projeto combina a velocidade e eficiência do Metrobus, fluindo através de uma pista dedicada, com paradas totalmente equipadas, e a limpeza e o alto desempenho da operação dos ônibus elétricos com célula de combustível.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemFrota de 43 novos ônibus da Irizar chegam às ruas da França

Publicado no Verdesobrerodas



Por Adamo Bazani conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário