Causaram sensação,
na última quinta-feira (16), fotos e vídeos do governador Ibaneis Rocha guiando
pela cidade um minicarro elétrico. A aventura viralizou nas redes sociais e
mostrou que, além de arrojado e afeito a desafios, o chefe do Executivo está na
vanguarda da mobilidade urbana e sustentabilidade.
E já estuda implantar por
aqui o veículo como transporte compartilhado nos moldes do que já acontece com
os patinetes e as bicicletas.
O primeiro passo foi dado nesta segunda-feira (20), com o anúncio de uma parceria, em forma de acordo de cooperação, entre o GDF, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).
O primeiro passo foi dado nesta segunda-feira (20), com o anúncio de uma parceria, em forma de acordo de cooperação, entre o GDF, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).
“Esse modelo de
compartilhamento em ambiente real é pioneiro no Brasil”, informou o secretário
de Ciências e Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo. “A ideia é que, depois do
projeto piloto, possamos expandir a ideia de forma gratuita para a população.”
Também presente ao evento realizado no Palácio do Buriti, o secretário de
Projetos Especiais, Everardo Gueiros, destacou: “De nossa parte, foi só
tentar auxiliar. Já estamos nessa parceria público privada. Esse é um projeto
que vai dar muitos frutos e que nos orgulha muito. Espero que consigamos, num
futuro breve, expandir a ideia do DF para todo o Brasil”.
O custo da iniciativa
experimental de implantação dos carros elétricos para o GDF será zero. Todo o
investimento ficará a cargo da ABDI, que pretende investir R$ 2,3 milhões no
projeto inserido dentro dos programas de cidades inteligentes e de integrar
toda a Esplanada dos Ministérios com tecnologias que possam ser renováveis e
reduzam os gastos das administrações públicas. Atualmente, o GDF desembolsa em
manutenção e combustíveis com sua frota R$ 16 milhões por ano. Se o projeto for
utilizado 100% dentro do previsto, a estimativa de economia neste setor será de
50%.
“Esse é um tema discutido
no Brasil e no mundo inteiro”, lembrou o presidente da ABDI, Guto Ferreira. “A
partir da parceria que nós, da ABDI, fizemos com o Parque Tecnológico de
Itaipu, nasceu a busca de um governo ou cidade e Brasília saiu na frente. Assim
que o governador soube da iniciativa, imediatamente disse que queria usar o
veículo em Brasília, dando uma prova definitiva de que é possível fazer um
trabalho atendendo ao anseio da sociedade na velocidade que ela merece, que é a
velocidade digital e não analógica”.
A circulação dos carros
elétricos visa, entre outras vantagens, melhorar a mobilidade urbana,
disseminar as tecnologias, fomentar a cadeia produtiva de elétricos no Brasil,
além claro, de diminuir a ação de poluentes nas atmosferas.
A meta é que, a partir do
segundo semestre deste ano, servidores selecionados e alguns secretários usem o
modelo em caráter experimental para ir e voltar de reuniões.
Os 20 modelos
Twizy, disponibilizados pela marca Renault, circularão apenas no Distrito
Federal em áreas específicas do Plano Piloto como os ministérios e os órgãos do
GDF. Os veículos serão cedidos ao governo distrital em forma de comodato,
com cláusulas sobre operação, manutenção, taxas e seguros, compartilhados por
um software desenvolvido pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), que permite
reservar os veículos disponíveis e acompanhar a localização deles.
O aplicativo
rastreia o automóvel, monitora a velocidade, a carga de bateria, as rotas
percorridas e até mede a quantidade de emissão de gás carbônico que deixou de
ser enviada para a atmosfera. Os carros poderão ser desbloqueados com os
crachás dos funcionários cadastrados no programa experimental.
Nessa primeira etapa do
projeto, serão instalados, sem custo para os usuários, 35 eletrospostos (pontos
de recarga) conectados a redes elétricas nos estacionamentos de órgãos federais
e locais vinculados ao programa. Os “tótens de combustíveis” serão
identificados por sinalizações no chão, nos moldes dos espaços reservados para
deficientes, bombeiros e policiais. Brasília será a cidade com maior número de
eletropostos do país. “Isso é absolutamente importante, porque colocamos
eletropostos justamente na cidade em que é a sede do poder nacional”, enfatizou
Guto Ferreira. “Não existe melhor exemplo de começar esse projeto, por
Brasília.”
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Brasília poderá ter veículo elétrico compartilhado
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Agência Brasília conteúdo
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