A ofensiva elétrica da Opel tem
no Grandland X Hybrid4 o seu tiro de partida — até 2024 todos os modelos
da marca do relâmpago terão uma variante eletrificada, com foco, nos próximos
20 meses, para as versões 100% elétricas dos novos Corsa, Mokka X, Zafira Life e Vívaro.
O Opel Grandland X Hybrid4, como
o nome indica, é um híbrido do tipo plug-in, ou seja, permite que o
liguemos à corrente — a bateria de iões de lítio de 13,2 kWh poderá ser
carregada em menos de duas horas (1h50min) através de uma wallbox de 7,4
kW. Sendo um híbrido plug-in,
permite uma autonomia elétrica de 50 km (WLTP) e anuncia consumos de 2,2 l/100
km e emissões de CO2 de 49 g/km (dados preliminares NEDC2).
São dois os motores elétricos
presentes no Grandland X Hybrid4, totalizando 109 cv, juntando-se ao 1.6
Turbo a gasolina com 200 cv, já cumpridor da norma Euro6d-TEMP. Um dos motores
elétricos situa-se à frente, acoplado à caixa automática de oito velocidades,
enquanto o segundo está integrado no eixo traseiro, permitindo obter tração às
quatro rodas.
A combinação de hidrocarbonetos e
eletrões transforma o mais “verde” dos Opel no mais potente atualmente
comercializado, debitando um máximo de 300 cv, suplantando o Insignia GSI por 40 cv — ainda não foram avançados dados relativos
às prestações do modelo.
A unidade motriz híbrida
permite quatro modos de funcionamento: Elétrico,
Híbrido, AWD e Sport. O modo Elétrico é auto-explanatório, e o
Híbrido gere automaticamente a motorização a ser usada, procurando sempre a
opção mais eficiente. No modo AWD (All Wheel Drive ou tração às quatro rodas),
o motor elétrico no eixo traseiro entra em ação.
Por fim, o Opel Grandland
X Hybrid4 apresenta, naturalmente, um sistema de travagem regenerativa, com
dois modos. No modo mais intenso, o efeito travão-motor do motor do rotor
elétrico é forte o suficiente para poder conduzir, na maioria das situações,
apenas com o pedal do acelerador, sem tocar no do travão, conseguindo até
imobilizar o carro.
As encomendas estão agendadas
para dentro de algumas semanas, mas as primeiras entregas a clientes só
acontecerão a partir do início de 2020, mas ainda não foram avançados preços.
Nessa altura, os novos
proprietários do SUV híbrido terão acesso a vários serviços da Free2Move, a
marca de mobilidade do Grupo PSA. Entre eles, o acesso a mais de 85 mil postos
de carregamento na Europa e um planeador de percursos que indica a localização
de postos de carregamento.
O Opel Grandland X
Hybrid4 virá também com o novo sistema telemático Opel Connect, com
serviços como navegação com informações de tráfego em tempo real, acesso a
diagnóstico do estado do veículo através de uma aplicação e ligação direta com
a assistência em estrada e chamada de emergência.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
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Postagem: Até 2024 todos os modelos da Opel serão eletrificados
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Razão Automóvel conteúdo
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