A BMW i, parceira oficial
de fornecimento de veículos para o Campeonato ABB FIA Formula E, revelou seu
novo Safety Car para a categoria. O veículo, que é baseado no
BMW i8 Roadster foi especialmente modificado para ser usado em circuitos
fechados.
Considerando sua rigidez torsional, o BMW i8 Roadster é o modelo
perfeito para um Safety Car. Nenhuma modificação crítica foi necessária, mas
alguns ajustes para adequar o modelo às pistas de corrida foram realizados.
A adequação mais relevante efetuada no BMW i8 Roadster Safety Car foi no para-brisas dianteiro, que é mais curto que o do modelo de produção. Esta característica proporciona ao carro uma aparência ainda mais dinâmica. O centro de gravidade do carro também é 15 milímetros mais baixo em relação à versão de produção.
O Safety Car recebeu ainda freios M feitos de composto de carbono e
cerâmica, barra de torsão homologada pela FIA (Federação Internacional de
Automobilismo), difusor de ar dianteiro e um spoiler traseiro para manter o
veículo mais firme no solo. O carro de segurança também ganhou itens como barra
de luzes de LED sobre o spoiler traseiro, antenas para captação de sinais de
rádio e GPS, um amplo sistema de comunicação no cockpit, além de uma câmera
instalada na parte traseira.
Oferecido no Brasil em
ação de pré-venda, o BMW i8 Roadster, assim como a versão Coupé, é equipado com
a premiada tecnologia BMW eDrive, que combina um motor elétrico sincronizado a
uma unidade à combustão, de três cilindros, 1.499 cm³ e dotado de tecnologia
BMW TwinPower Turbo. O gerador elétrico é responsável por mover as rodas
dianteiras, enquanto o motor à gasolina movimenta as rodas traseiras.
As duas
versões trazem potência combinada de 374cv, 320Nm de torque e capacidade da
bateria de 11.6 kWh. Os números de desempenho são impressionantes: velocidade
máxima de 250 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos (Roadster) e
4,4 segundos (Coupé). No modo eDrive, o BMW i8 pode rodar por até 45 Km em
propulsão puramente elétrica, sem emissões de poluentes. Entre os itens
disponíveis, estão faróis de LED, bancos esportivos, revestimentos internos de
fibra de carbono e cerâmica, head-up display com luz indicadora para troca de
marchas (shift-light) e rodas de 20 polegadas. No caso do Roadster, o teto
retrátil é estendido ou recolhido em apenas 15 segundos e funciona em
velocidade até 50 km/h.
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mobilidade sustentável
Postagem: Apresentado novo Safety Car elétrico para a Fórmula E
Publicado no
Verdesobrerodas
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