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terça-feira, 16 de abril de 2019

Ford Transit Smart Energy Concept deverá ser elétrico


A Ford desvendou agora a nova Transit Smart Energy Concept, uma proposta inédita de um minibus de 10 lugares, que está a ajudar a companhia a explorar soluções com vista à maximização da eficiência energética e autonomia nos futuros veículos eletrificados.

Enquanto um estudo conclui que 40 por cento dos europeus afirmam que o próximo veículo a comprar deverá ser, muito provavelmente, elétrico,  a distância que os condutores podem percorrer com um veículo, com uma simples carga das suas baterias eléctricas, continua a ver-se fortemente condicionada pela utilização dos sistemas de aquecimento nos habitáculos.
As mais recentes pesquisas demonstram que o uso de sistemas de climatização num veículo equipado com baterias elétricas pode reduzir a autonomia até 50 por cento em situações meteorológicas mais frias.

Comparativamente aos veículos de transporte de mercadorias, os veículos com múltiplos ocupantes, como os minibuses, requerem uma maior utilização de energia para alcançarem temperaturas confortáveis no habitáculo. Essa energia é fornecida através de uma bateria de elevada voltagem, que apresenta um desafio significativo para a autonomia desse veículo.

Demonstrado, pela primeira vez, na recente experiência especial “Go Further” de Amesterdão, na Holanda, o estudo Transit Smart Energy Concept, 100 por cento elétrico e já plenamente operacional, garante uma autonomia de 150 quilômetros a partir de uma carga de 4 horas, permitida por um conjunto de inovações ao nível da poupança e da produção de energia, recorrendo-se, por exemplo, a painéis solares e a sistemas de recuperação de calor, para a alimentação da mecânica.

Desenvolvido por uma equipa de engenheiros do Centro Técnico de Merkenich (Alemanha), da Ford, Transit Smart Energy Concept recorre à mesma tecnologia empregue nas StreetScooter Work XL, outro projecto de veículos comerciais assente num chassis Ford Transit equipado com uma mecânica a baterias elétricas, com vista a alcançarem-se emissões zero.

Entre as inovações empregues em matéria de poupança e armazenamento de energia, testadas pela primeira vez, está um inovador sistema de bomba de calor que utiliza o calor residual dos componentes da transmissão, o ar exterior e o ar dentro do habitáculo para reduzir, até 65 por cento, o consumo de energia do sistema de aquecimento, resultando numa extensão de autonomia na ordem dos 20 por cento.

Para além disso a porta deslizante elétrica abre até meio para reduzir as perdas de calor e que pode ser ativada pelo passageiro, usando um dispositivo inteligente. Os ventiladores de aquecimento, ventilação e ar condicionado são desativados automaticamente sempre que a porta esteja aberta. Os Bancos de passageiros e superfícies, de classe executiva, aquecidos, permitindo aos passageiros controlar a sua temperatura local, reduzindo a energia necessária para a totalidade da cabina.

Seis painéis solares, montados no teto, que recarregam uma bateria de 12 volts destinada a alimentar o sistema de aquecimento dos bancos elétricos, a iluminação da cabina e os sistemas elétricos de bordo, incluindo o sistema de carregamento wireless para dispositivos móveis. Vidros ventilados, com dupla camada de proteção, que reduzem as superfícies de contato frias, isolando contra perdas de calor.

Uma iluminação ambiente que se ajusta de acordo com a temperatura da cabina – de vermelho do aquecimento até azul para arrefecimento – quase não influenciando a percepção dos passageiros para com a temperatura de cabina. Bem como isolamento do piso traseiro e do teto complementam a ajuda na redução nas perdas de calor da cabina.

A Ford prevê iniciar os testes de estrada com a Transit Smart Energy Concept no decurso do presente ano, logo após terminar os testes em túnel de vento, uma vez que a companhia pretende desenvolver novas estratégias com vista a melhorar a performance e a autonomia dos veículos eletrificados.

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Publicado no Verdesobrerodas



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