Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

segunda-feira, 11 de março de 2019

Muji lança miniônibus elétrico e autónomo de 16 lugares


A marca japonesa Muji lançou esta sexta-feira em Helsínquia o seu primeiro veículo autônomo, um miniônibus de 16 lugares concebido em parceria com a empresa finlandesa Sensible4.

O veículo nasceu de um projeto lançado no final de 2017 para promover uma nova solução de mobilidade na Finlândia, a partir de experiências de automação que vinham sendo desenvolvidas pela Sensible4.

O novo veículo elétrico, denominado Gacha, pode transportar até 16 pessoas (10 sentadas e seis em pé), com uma autonomia de cerca de 100 quilômetros e uma velocidade máxima de 40 quilômetros por hora.

O presidente executivo da Sensible4, Harri Santamala, acredita que os receios dos veículos autônomos, designadamente o da perda de empregos e o da segurança, serão ultrapassados pelos benefícios deste tipo de soluções de mobilidade. "Novos trabalhos serão criados, as estradas serão mais seguras e a mobilidade será mais acessível", afirmou na sessão de lançamento, em Helsínquia.

"O desenvolvimento do Gacha levou-nos dois milhões de linhas de código, milhares de componentes e de horas de trabalho e muitas bebidas energéticas", acrescentou Harri Santamala, que realçou a capacidade de o veículo circular em quaisquer condições climatéricas, incluindo com neve.

O veículo estará em teste este ano em quatro cidades da Finlândia, incluindo Helsínquia, prevendo-se o início da circulação ainda em fase de testes noutras cidades europeias em 2020. A produção industrial deste miniônibus deve arrancar em 2021.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemMuji lança miniônibus elétrico e autónomo de 16 lugares

Publicado no Verdesobrerodas



Por Expresso conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário