A empresa suíça há muitos
anos que celebra a realização do Salão de Genebra e em 2019 volta a fazê-lo com
uma versão menor do Snap mostrado em 2017.
O MicroSnap é a ideia da
Rinspeed sobre uma rede de micro transporte autônomo. Como sucedia no Snap, a
base do chassis pode receber qualquer tipo de carrceria em módulo, seja para o
transporte de pessoas, seja para distribuir bens de primeira necessidade em
ambiente urbano.
A base feita em forma de “skate” tem o tamanho de um Twizy e é totalmente elétrico e autônomo (sem condutor) podendo os módulos ser intermutáveis num par de minutos graças a um robot. O veículo desloca-se a um centro de distribuição, cambia o módulo, recarrega a bateria e regressa à função, seja de distribuição de bens ou de pessoas.

O fato de usar a
arquitetura do chassis separado do resto do carro – tal como sucede com os
produtos da Rivian, a “start up” norte americana que captou investimento da
Amazon e está quase a receber dinheiro da GM – permite que as carrocerias
usadas pelo MicroSnap possam ser recicladas separadamente do chassis e que,
também, possam ser criadas mais carrocerias, diferentes no estilo e no
propósito.
O MicroSnap utiliza um
motor Mahle de 48 volts alimentado por uma bateria de 6,1 kWh. O binário é de
57 Nm, consegue chegar aos 75 km/h e tem uma autonomia de 95 km. A travagem é
feita por um sistema sem ligação mecânica e a direção também é do estilo “fly
by wire”, está permanentemente ligado através de uma conexão 5G, permitindo,
assim, total autonomia.
Para a variante de
passageiros, os bancos são forrados a pele, tem um sistema de luzes que acalmam
o passageiro, controlos ativados por voz e um ecrã LED curvo de 49 polegadas e,
ainda, uma divisória à prova de som para os mais tímidos ou para os que querem
mais privacidade.
A Rinspeed vai aproveitar
a ocasião do Salão de Genebra para anunciar novas parcerias em termos de
engenharia e de empresas que vão financiar a empresa suíça. Por exemplo, a
Hankook aceitou fornecer os pneus para o Microsnap, enquanto que a Borbet
(empresa alemã) fez as jantes. O Microsnap junta-se ao Seat Minimó, que
oferecerá condução autônoma de nível 4 e à Bosch que lançou, o ano passado, um
transporte de quatro lugares com condução puramente autônoma no Consumer
Eletronics Show (CES) de Las Vegas de 2018.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Centro de distribuição usa veículo elétrico e autônomo para transportar pessoas
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Auto+ conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário