Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

WiTricity investe em sistemas de carregamento wireless


A WiTricity é uma empresa especializada em tecnologia de carregamento wireless para automóveis elétricos, nascida no MIT, que acaba de adquirir toda a propriedade intelectual desenvolvida pela Qualcomm neste segmento. 

Ainda não se conhecem os valores envolvidos no negócio, mas é certo que o acordo vai contribuir muito para a padronização do sistema que é utilizado para alimentar as baterias dos carros elétricos.
A compra vai dar à WiTricity o acesso a mais de 1.500 novas patentes relacionadas com aplicações elétricas para automóveis, pelo que a empresa poderá melhorar o seu sistema wireless e expandir o seu raio de influência.

O sistema da WiTricity consiste numa base de chão que emana um campo magnético capaz de alimentar as baterias de um veículo elétrico que sobre ela seja estacionado. Em 2016, a empresa apresentou um protótipo desta tecnologia, em parceria com a General Motors, e anunciou que a mesma era compatível com todos os carros elétricos. Pendentes estavam apenas os acordos de licenciamento que cedo chegaram pelas mãos da Toyota e Delphi.

Neste campo, a Qualcomm competia com o Halo. O produto tinha no seu núcleo uma tecnologia desenvolvida pela Universidade de Auckland, em 2011, que foi adquirida pela empresa norte-americana num negócio "multimilionário". A versão atual do produto sugere que um carro esteja em constante carregamento, através de sensores "Halo" que seriam instalados nas estradas e em veículos comuns. No melhor dos cenários, o carregamento tradicional deixaria de ser um problema para o condutor.

Tanto a WiTricity como a Qualcomm estavam a trabalhar para ultrapassar a pouca conveniência que acompanha as atuais tecnologias de carregamento de veículos elétricos, que depositam muito esforço no condutor, por culpa da necessidade de conectar diferentes cabos a diferentes tipos de portas. Ao unificar e simplificar este processo, a indústria dá um passo na direção da harmonização que se ambiciona alcançar na indústria.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemWiTricity investe em sistemas de carregamento wireless

Publicado no Verdesobrerodas



Por SAPO Tek conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário