Em Arjeplog, uma pequena
cidade ao norte da Suécia, em todos os invernos concentra-se a grande maioria
dos fabricantes de automóveis, onde realizam os testes em ambientes
gelados. Uma localização única com temperaturas extremamente baixas dada sua
proximidade com o Círculo Polar Ártico e onde as marcas de carros dispõem
de instalações permanentes.
Ali também se encontra agora a divisão de competição da marca britânica, onde os técnicos da Jaguar Racing estão aperfeiçoando o I-PACE em estradas completamente geladas. O crossover elétrico em sua concepção de competição está sendo testado junto com unidades convencionais do modelo.
O objetivo é comprovar o
funcionamento do sistema de gestão térmica, o que a Jaguar denominou
como teste de ‘congelamento ártico’, em um dos cenários mais
especiais e totalmente fora da ‘zona de conforto’ do modelo de competição,
um ambiente não habitual para o modelo elétrico baseado no crossover
mais eficiente da empresa, e com Nelson Piquet Jr. em seu comando.
O piloto de fábrica
da equipe Jaguar Panasonic Racing de Fórmula E declarou
depois das jornadas de testes, que “conduzir o carro sobre os lagos
gelados convertidos em pistas e sentir o rendimento em condições tão extremas,
é uma coisa que eu não esquecerei tão cedo”. O mesmo sentimento que experimentam
os clientes da marca britânica quando adquirem os pacotes que
a Jaguar oferece em sua academia de condução no inverno extremo dessa
localidade sueca.
As unidades de produção
do I-PACE foram testadas nesse local, tanto em seu programa de testes
de desenvolvimento interno como a clientes e meios de imprensa.
Alcançar uma velocidade máxima de 195 km/h superou as expectativas de
funcionamento da bateria de lítio de 90 kWh de capacidade ao ser
submetida a temperaturas tão frias de -40º, quando a mesma está projetada para
oferecer seu melhor rendimento entre -35º e 55º C.
Os técnicos puderam
demonstrar também o funcionamento do sistema de carga rápida de 100
Kw, conseguindo recargas de 80% em somente 40 minutos, superando o rendimento
dos carregadores de 50 kW disponíveis nas instalações da Jaguar Land
Rover em sua base de testes de Arjeplog, onde os veículos necessitaram de
90 minutos.
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Postagem: Técnicos estão aperfeiçoando o I-PACE em estradas geladas
Publicado no
Verdesobrerodas
Por PlanetCarsz conteúdo
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