O primeiro ônibus totalmente
elétrico, com tecnologia brasileira e baterias alimentadas por energia solar,
já ultrapassou 100 mil quilômetros rodados desde seu lançamento, em dezembro de
2016.
Projeto da Universidade Federal
de Santa Catarina (UFSC), o veículo, que ficou conhecido por eBus, vai entrar
em nova fase no dia 11 de março de 2019, quando começa o ano letivo na instituição.
O professor Ricardo Ruther, coordenador da iniciativa, explica que nesse dia será lançada uma campanha de financiamento coletivo para captação de recursos e patrocínios visando a dar continuidade ao programa. “Em junho, o projeto financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações termina. Ele foi um sucesso, e agora queremos convidar toda a comunidade, que conhece o nosso projeto desde 2016, a ajudar a manter a ideia “, diz.
Segundo a pesquisadora Marília
Braga, o principal propósito do eBus é o levantamento de dados e a análise de
viabilidade da tecnologia para que, em um futuro próximo, esses veículos possam
ser empregados no transporte público de todo o Brasil.
Sua colega Anelise Medeiros Pires
destaca a importância do apoio da comunidade na manutenção do projeto: “Os veículos elétricos representam o futuro
da mobilidade e é muito importante para o Brasil entrar nesta onda. Ajudando
nosso projeto você ajuda a construir um mundo mais sustentável “. “Atingindo nosso objetivo, conseguimos dar continuidade no próximo ano,
sustentar os salários dos motoristas e manter as manutenções do veículo
“, observa a pesquisadora Amanda Mendes Ferreira Gomes.
O ônibus Marcopolo Torino Low Entry Eletra/Mercede-Benz O 500 U tem comprimento total de 12.710mm, transporta 38 passageiros sentados em poltronas estofadas, é equipado com rampa de acesso para portadores de necessidades especiais e sistema de ar-condicionado. A geração de energia elétrica é realizada por intermédio de módulos solares fotovoltaicos integrados.
O sistema de tração desenvolvido
pela Eletra tem motor elétrico WEG Trifásico 250 L com 200/400 kW de potência
com autonomia de até 200 quilômetros, com quatro recargas de seis minutos. O
projeto de integração e tecnologia da Eletra possui baterias de tração tipo
Ions de Lítio (Energia de 128kW/h com oito “Packs” e tempo de recarga de 2,5h
com carregador lento e 0,5h com carregador rápido). A recarga completa das baterias
leva em média uma hora, mas graças à tecnologia de recuperação da energia nas
frenagens, pode operar em trajetos de até 70 quilômetros sem nenhuma recarga.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade
sustentável
Postagem: Ônibus elétrico brasileiro ultrapassou 100 mil km rodados
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Adamo Bazani conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário