A divisão ‘N’ da Hyundai
foi criada para desenvolver versões de alto rendimento da mesma forma
que os modelos ‘M’ da BMW e os AMG da Mercedes-Benz. Assim, por exemplo, surgiu
o i30 N com 250 cv. No entanto, o que a marca coreana tem agora entre as
mãos pode ser um carro totalmente diferente. Um bólido com tração
total e um propulsor híbrido para redobrar seu desempenho.
O futuro lançamento de um
modelo de alto desempenho que coroe a linha dos modelos ‘N’, já foi
confirmado por seus responsáveis em julho do ano passado.
O VP da divisão, GyooHeon Choi, voltou a mencionar o fato em suas declarações: “Esse carro continua em nossos planos. Ainda vai demorar um pouco, mas está claro que teremos que fabricar um.
O VP da divisão, GyooHeon Choi, voltou a mencionar o fato em suas declarações: “Esse carro continua em nossos planos. Ainda vai demorar um pouco, mas está claro que teremos que fabricar um.
Agora estamos revisando alguns sistemas de propulsão
alternativos e opções diferentes para ver qual tipo de veículo poderemos
apresentar e quando”. Fontes próximas da marca sugerem que é pouco
provável que esse modelo de alto desempenho chegue ao mercado antes
de 2022.
“Estamos desenvolvendo
motores de combustão mais potentes para nossos futuros carros”, continuou Choi,
“mas também motores elétricos mais potentes e também células de combustível de
alto rendimento experimentais. A tração nas quatro rodas convencional é uma
possibilidade para esse carro, mas é uma tecnologia muito antiga. Preferiria
pensar em uma plataforma híbrida com motor de combustão dianteiro e outro
elétrico montado na parte traseira. Essa é uma direção interessante para nós”.
Klaus Köster, diretor
de carros de alto rendimento no Centro Técnico Europeu da Hyundai,
acrescentou mais detalhes sobre o futuro modelo de alto desempenho: “Nosso
desafio é fazer com que o produto seja acessível, mas também plausível na forma
em que definimos qualquer automóvel Hyundai N. Não só tem que ser capaz de dar
um punhado de voltas antes de perder potência, mas também não pode ser lançado
a um preço de centenas de milhares de euros. As pessoas que compram esse tipo
de carros não são clientes da Hyundai. Pelo menos, ainda não”.
Pelas palavras de seus
diretores e considerando os motores já utilizados pela marca atualmente, é
possível conseguir modelos bem atrativos. Por exemplo, o trem dianteiro poderia
ficar a cargo do motor a gasolina turbo de 2.0 litros e quatro cilindros que é
usado atualmente pela divisão N. No trem traseiro poderiam ser utilizados
os motores elétricos do KIA e-Niro e do Kona EV. Com essa
combinação não seria difícil conseguir um esportivo híbrido com tração
total e cerca de 500 cv.
“Em última instância, só
responderemos à demanda dos clientes”, agregou Köster, “e só entregaremos algo
bem-acabado, com uma experiência de condução com a qual estivermos realmente
satisfeitos. Portanto, devemos garantir que, independentemente do que fizermos,
criemos um carro que os clientes da divisão N comprem”.
O tipo de
carroceria que o misterioso modelo N utilizará ainda é desconhecido. Um
sedan de alto rendimento com quatro portas ao estilo do KIA Stinger GT e
um coupe esportivo de duas portas são os candidatos mais prováveis. A
Hyundai esteve testando o RM16 N baseado no Veloster (na
imagem). Um concept que se acredita que leve vários componentes
que farão parte do modelo topo de linha da divisão N.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Modelo híbrido da Hyundai tem alto desempenho
Publicado no
Verdesobrerodas
Por PlanetCarsz conteúdo
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