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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Modelo elétrico Carmen é feito em Barcelona


Durante vários anos, a Hispano-Suiza tentou regressar ao mercado automóvel, com o mesmo espírito de antigamente, criando automóveis desportivos e luxuosos, quase exclusivos. Recentemente, a marca suíça anunciou que ia fazer um carro elétrico, e agora tem planos para um supercarro mais convencional, se é que se pode chamar “convencional” a um carro que tem um motor de mais de 1000 cv. Só há um problema, estes novos automóveis têm a mesma marca mas são feitos por duas companhias diferentes.

De facto, o modelo elétrico Carmen, anunciado no princípio do mês, é feito por uma nova firma baseada em Barcelona, fundada pelos descendentes do fundador da marca que existiu há quase um século. Enquanto isso, o supercarro Maguari HS1 GTC é construído pela Hispano-Suiza AG, uma empresa austríaca existente desde 2010, que já apresentou vários protótipos, mas nunca conseguiu levá-los à produção. Desta vez, uniu-se a Olivier Boulay, designer responsável por modelos como o histórico Porsche 959 e a anterior geração do Mercedes-Maybach, para criar o supercarro.

O Maguari está equipado com um motor V10 de 5,2 litros, aparentemente de origem Lamborghini, mas equipado com dois turbocompressores, o que lhe permite saltar dos já expressivos 640 cv de origem para uns fulminantes 1085 cv. Com este propulsor, consegue atingir os 380 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente, passando pelos 100 km/h 2,8 segundos depois de carregar no pedal do acelerador.

Este motor é controlado através de uma caixa sequencial de sete velocidades, com comandos no volante, e que transfere a potência apenas às rodas traseiras. Para manter o baixo peso do Maguari, a Hispano-Suiza criou um chassis de baixo peso com carroçaria em fibra de carbono. O Maguari usa um sistema de controlo da suspensão inspirado no conceito eletromecânico que a marca lançou nos anos 30.

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Publicado no Verdesobrerodas



Por Motor 24 conteúdo

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