Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Lexus tem todos os modelos em versão híbrida


Têm sido anos de crescimento interessantes para a Lexus, que em 2018 obteve o seu quinto ano consecutivo de ganhos na Europa, mas também um aumento considerável nas vendas em Portugal. Com efeito, em 2018, a marca nipônica teve um crescimento de 24% nas vendas face ao ano anterior (equivalente a 0,3% de quota de mercado), o que os seus responsáveis em Portugal apontam como um resultado de grande valor.

Um dos fatores apontados para esse aumento de vendas é a eletrificação, cada vez mais uma tendência e que na Lexus encontra um ‘casamento’ quase perfeito com a gama, já que a marca tem todos os seus modelos em versão híbrida (ainda sem elétricos, mas lá chegará). Mas, o design também terá o seu peso, com a Lexus a manter-se fiel ao seu princípio de diferenciação estética e de tratamento privilegiado do cliente.

Tudo características que compõem o carácter do ES de nova geração, um dos modelos de maior importância história na Lexus, sobretudo por ter sido, juntamente com o LS, um dos ‘fundadores’, em 1989.

Com mais de 2.3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o ES entra na sua sétima geração, com quatro pilares essenciais: design (apelando ao que chama de ‘elegância provocativa’ que não deixa ninguém indiferente), tecnologia (com elementos como o tela TFT de 7”, navegação Premium com tela de 12.3”, head-up display, um dos maiores do segmento, e assistentes de condução), conforto (espaço e silêncio de rolamento) e prestações (unidade híbrida de última geração).

Neste conjunto de parâmetros, o ES 300h surge como o derradeiro aspeto de evolução da marca nipônica, recorrendo a uma plataforma de nova geração, a GA-K, que permite maior rigidez estrutural e um exterior mais aerodinâmico, aproveitando ainda para dispor mais espaço a bordo, graças ao aumento das dimensões no comprimento (mais 66,0 mm) sem aumentar o peso. Com 4,98 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,45 m de altura, para uma distância entre eixos de 2,87 m, o ES 300h promove mesmo um aumento das cotas de habitabilidade sem reflexos no peso. Atrás, o espaço para as pernas é imenso, o mesmo se aplicando à altura.

A mecânica do ES 300h assenta numa evolução do sistema híbrido, que vai já na sua quarta geração, tirando partido de um novo motor 2.5 a gasolina de quatro cilindros de ciclo Atkinson (injeção direta com dupla árvore de cames à cabeça, admissão VVT-iW e sistema de escape VVT-i com 178 CV) a que se junta um motor elétrico para uma potência total de 218 CV e binário máximo de 221 Nm entre as 4200 e as 5400 rpm. 

Tudo isto com consumo médio homologado de 4,4 l/100 km (já em WLTP). Mais compacta em 10% e leve (assim posicionada sob os bancos traseiros), a bateria de hidretos-metal níquel permite deslocação mais prolongada em modo elétrico e prestações mais eficazes. O novo Lexus ES 300h conta com diversos modos de condução: Eco, Custom, Normal, Sport S e Sport S+.

A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 8,9 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h. Conta ainda com uma caixa de velocidades automática que evolui da anterior de variação contínua, mas com seis mudanças preestabelecidas (que influem pouco na condução, mas que podem ser selecionadas através de patilhas atrás do volante). 

Um dos capítulos que a marca mais destacou no lançamento nacional foi o da segurança, com este modelo a ser agraciado com duas distinções muito particulares por parte da Euro NCAP, entidade que ensaia e avalia a segurança dos carros novos à venda na Europa. Assim, o ES recebeu a classificação de ‘Melhor Familiar de Grandes Dimensões’ e de ‘Melhor Híbrido/Elétrico’, além das naturais cinco estrelas no caso de impactos fortes.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemLexus tem todos os modelos em versão híbrida

Publicado no Verdesobrerodas



Por Motor 24 conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário