Têm sido anos de crescimento
interessantes para a Lexus, que em 2018 obteve o seu quinto ano consecutivo de
ganhos na Europa, mas também um aumento considerável nas vendas em Portugal.
Com efeito, em 2018, a marca nipônica teve um crescimento de 24% nas vendas
face ao ano anterior (equivalente a 0,3% de quota de mercado), o que os seus
responsáveis em Portugal apontam como um resultado de grande valor.
Um dos fatores apontados para esse aumento de vendas é a eletrificação, cada vez mais uma tendência e que na Lexus encontra um ‘casamento’ quase perfeito com a gama, já que a marca tem todos os seus modelos em versão híbrida (ainda sem elétricos, mas lá chegará). Mas, o design também terá o seu peso, com a Lexus a manter-se fiel ao seu princípio de diferenciação estética e de tratamento privilegiado do cliente.
Tudo características que
compõem o carácter do ES de nova geração, um dos modelos de maior importância
história na Lexus, sobretudo por ter sido, juntamente com o LS, um dos
‘fundadores’, em 1989.
Com mais de 2.3 milhões de unidades vendidas em todo o
mundo, o ES entra na sua sétima geração, com quatro pilares essenciais: design (apelando
ao que chama de ‘elegância provocativa’ que não deixa ninguém indiferente),
tecnologia (com elementos como o tela TFT de 7”, navegação Premium com tela de
12.3”, head-up display, um dos maiores do segmento, e assistentes de condução),
conforto (espaço e silêncio de rolamento) e prestações (unidade híbrida de
última geração).
Neste conjunto de
parâmetros, o ES 300h surge como o derradeiro aspeto de evolução da marca
nipônica, recorrendo a uma plataforma de nova geração, a GA-K, que permite
maior rigidez estrutural e um exterior mais aerodinâmico, aproveitando ainda
para dispor mais espaço a bordo, graças ao aumento das dimensões no comprimento
(mais 66,0 mm) sem aumentar o peso. Com 4,98 m de comprimento, 1,87 m de
largura e 1,45 m de altura, para uma distância entre eixos de 2,87 m, o ES 300h
promove mesmo um aumento das cotas de habitabilidade sem reflexos no peso.
Atrás, o espaço para as pernas é imenso, o mesmo se aplicando à altura.
A mecânica do ES 300h
assenta numa evolução do sistema híbrido, que vai já na sua quarta geração,
tirando partido de um novo motor 2.5 a gasolina de quatro cilindros de ciclo
Atkinson (injeção direta com dupla árvore de cames à cabeça, admissão VVT-iW e
sistema de escape VVT-i com 178 CV) a que se junta um motor elétrico para uma
potência total de 218 CV e binário máximo de 221 Nm entre as 4200 e as 5400
rpm.
Tudo isto com consumo médio homologado de 4,4 l/100 km (já em WLTP). Mais
compacta em 10% e leve (assim posicionada sob os bancos traseiros), a bateria
de hidretos-metal níquel permite deslocação mais prolongada em modo elétrico e
prestações mais eficazes. O novo Lexus ES 300h
conta com diversos modos de condução: Eco, Custom, Normal, Sport S e Sport S+.
A aceleração dos zero aos
100 km/h cumpre-se em 8,9 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h. Conta
ainda com uma caixa de velocidades automática que evolui da anterior de
variação contínua, mas com seis mudanças preestabelecidas (que influem pouco na
condução, mas que podem ser selecionadas através de patilhas atrás do volante).
Um dos capítulos que a marca mais
destacou no lançamento nacional foi o da segurança, com este modelo a ser
agraciado com duas distinções muito particulares por parte da Euro NCAP,
entidade que ensaia e avalia a segurança dos carros novos à venda na Europa. Assim, o ES recebeu a classificação de ‘Melhor Familiar de Grandes Dimensões’ e
de ‘Melhor Híbrido/Elétrico’, além das naturais cinco estrelas no caso de
impactos fortes.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade
sustentável
Postagem: Lexus tem todos os modelos em versão híbrida
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Motor 24 conteúdo
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