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quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

ZF investe na eletrificação de veículos


A ZF Friedrichshafen AG, líder mundial em driveline e tecnologia de chassis, investe anualmente mais de 6% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento. Um dos focos da empresa está na produção de acionamentos eficientes e elétricos.

Uma das maiores fornecedoras do setor automotivo do mundo, a empresa está se dedicando cada vez mais na eletrificação de veículos, e disponibiliza agora sua maior linha de soluções híbridas e totalmente elétricas para quase todos os segmentos. Em 2008, foi a primeira empresa na Europa a produzir em larga escala módulos híbridos, tecnologia que reduz a emissão de CO2 em até 70%, em comparação com os veículos com motores a combustão.

Veículos comerciais também se beneficiam da eletrificação graças à ZF, garante comunicado da empresa distribuído à imprensa especializada. No caso de ônibus rodoviários e caminhões de 40 toneladas, o sistema automatizado TraXon Hybrid permite uma economia de 7%, dependendo da aplicação. Um motor elétrico com uma relação de transmissão integrada – posicionada entre o motor a combustão e a transmissão – suporta no máximo 130 kW e 1.200 de torque de saída.

O TraXon Hybrid funciona em viagens de longa distância paralelamente ao motor a diesel, e pode operar também nos centros das cidades, segundo a ZF. O sistema permite ainda manobras em pátios ou docas com um motor autônomo silencioso e sem emissão de poluentes.

O eixo portal elétrico AxTrax AVE, já aprovado diversas vezes, está em produção em larga escala para ônibus urbanos de piso baixo. A ZF aposta no conceito do motor elétrico integrado próximo à roda. Os dois motores assíncronos refrigerados a líquido entregam 2 x 125 kW e 2 x 11.000 Nm, que auxiliam no domínio de topologias urbanas bastante desafiadoras.

Para a melhor eficiência possível, a ZF está oferecendo o AxTrax AVE em um sistema em rede, com inversores totalmente integrados e controle de tração. O eixo portal elétrico abrange séries híbridas assim como séries totalmente elétricas, sejam alimentadas por baterias, célula de combustível ou linhas aéreas de contato.

A ZF oferece ainda o sistema central de tração elétrica CeTrax, para ônibus de pisos baixos e altos. Gerando até 300 kW e 4.400 Nm, ele foi projetado para aplicações desafiadoras, tem como características seu peso e eficiência.

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Publicado no Verdesobrerodas



Por Adamo Bazani conteúdo

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