O Volkswagen Transporter
original, também conhecido como o “pão de forma”, é provavelmente o veículo
comercial ligeiro mais conhecido de todos os tempos.
No final de 2018 a VW decidiu mostrar um novo concept car baseado neste modelo mítico: totalmente elétrico e com condução totalmente autônoma, poderá vir a ser produzido na Europa já em 2022.
No final de 2018 a VW decidiu mostrar um novo concept car baseado neste modelo mítico: totalmente elétrico e com condução totalmente autônoma, poderá vir a ser produzido na Europa já em 2022.
A justificação para este concept car está diretamente relacionada com a evolução do comércio eletrônico e o acréscimo verificado na entrega urbana de encomendas: entre 2005 e 2015, o número global de encomendas entregues cresceu 128%, e nos EUA, carrinhas ligeiras de entrega são responsáveis por 7% do tráfego urbano e 17% dos custos de congestionamento devido a desperdício de horas e combustível.
O uso de
furgões/carrinhas de entrega elétrica autônomos tem o potencial de reduzir a
pegada de CO2 destes veículos, reduzir os custos operacionais para os serviços
de entrega (e, portanto, potencialmente, beneficiar também o cliente final) e
tornar todo o processo mais eficiente.
Como o mais novo membro
da família I.D. da Volkswagen e baseado na plataforma MEB - uma nova geração de
veículos elétricos totalmente conectados - este CARGO possui capacidade de
condução de autonomia longa. Dependendo do tamanho da
bateria, a CARGO pode atingir intervalos entre 300 e 500 quilômetros no ciclo
WLTP, com baterias de capacidade entre os 48 kWh e os 111 kWh.
A Volkswagen Commercial
Vehicles combinou a bateria deste furgão/carrinha I.D. BUZZ CARGO com um motor
elétrico de 201 cavalos (150 kW), transmissão de velocidade única e tração nas
rodas traseiras. No entanto, um sistema de tração nas quatro rodas, é possível
no futuro simplesmente adicionando um motor de tração no eixo da frente do
veículo.
O fluxo de energia de
alta voltagem entre o motor e a bateria é controlado pela eletrônica de
potência. A corrente contínua (CC) armazenada na bateria é convertida em
corrente alternada (CA). Um conversor DC / DC fornece a eletrônica on-board com
12 volts. A velocidade máxima do veículo é limitada eletronicamente a cerca de
160 km/h.
A bateria de 111kWh na
CARGO pode ser carregada até 80 por cento em 30 minutos com um carregador CC de
150 kW. O sistema de bateria
também foi preparado para carregamento indutivo. Para carregar, a van é
posicionada sobre uma placa de carregamento, enquanto estaciona. Assim que a
unidade de controlo da placa de carga no pavimento estabelecer um canal de
comunicação com o veículo, a energia sem contato pode ser transferida através
de um campo eletromagnético gerado entre duas bobinas (uma no piso do lugar de
estacionamento e outra no veículo).
Como falamos de um
veículo conectado, a unidade de controle funcional pode se comunicar com o
sistema de gestão de pedidos ou tarefas da empresa, o que teoricamente permite
acompanhar todos os artigos no compartimento de carga.
Durante a condução
autônoma, é possível aceitar, programar e processar pedidos no local de
trabalho do motorista. Graças aos dados do sistema de prateleiras conectadas,
também é possível realizar verificações de stock mesmo em movimento. Também é possível
executar um planejamento de rotas otimizado e flexível, levando em conta as
necessidades do cliente.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade
sustentável
Postagem: VW elétrico e autônomo poderá ser produzido a partir de 2022
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Auto News conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário