Nos EUA a questão do diesel gate
da Volkswagen está a dar origem a uma das maiores redes de carros elétricos, ou
seja, na prática o governo federal americano obrigou a empresa alemã a investir
2 mil milhões de dólares numa nova rede de carregamento rápido de veículos
elétricos e também em comunicação pedagógica de políticas ambientais.
Esta obrigatoriedade foi como que
em jeito de “compensação” junto dos consumidores americanos, que compraram
carros da marca que afinal não cumpriam as normas antipoluição americanas e que
teve um grande impacto sobretudo na Califórnia.
E assim nasceu a empresa Electrify America, que entre muitos fornecedores, americanos e europeus, também tem uma empresa de direito português numa das componentes tecnológicas dos carregadores públicos.
E assim nasceu a empresa Electrify America, que entre muitos fornecedores, americanos e europeus, também tem uma empresa de direito português numa das componentes tecnológicas dos carregadores públicos.
Mas soube-se na semana passada
que afinal esta rede pode dar origem a mais uma dor de cabeça para a Volkswagen,
já que a Electrify America teve que fechar uma parte significativa dos
carregadores ultra-rápidos, devido a uma “potencial questão de segurança”
relacionada com os cabos de alimentação que ligam o carregador ao carro
elétrico.
Em um comunicado de imprensa, a
empresa não especifica qual seria o problema de segurança, só que isso afeta os
carregadores com capacidade entre 150 e 350 kilowatts e que usam cabos
refrigerados a líquido da fornecedora suíça Huber + Suhner, e por uma questão
de cautela, neste momento ficam abertas apenas cerca de 80 estações de recarga.
Além da Electrify America, na
Europa a empresa Fastned (que tem uma rede própria na Europa Central) anunciou
que desligou todos os seus carregadores de 175kW na Holanda e na Alemanha, citando
também problemas com o mesmo tipo de cabos da Huber + Suhner.
“A segurança de nossos clientes é
nossa maior prioridade”, diz a declaração do CEO da Electrify America.
Adicionalmente a Electrify America informou que está a investigar esta questão
e fará um atualização de progresso com a maior brevidade possível. Do lado da Huber + Suhner esta
divulgou um comunicado, dizendo uma localização de teste entrou em
curto-circuito na Alemanha, não tendo havido consequências humanas. O
comunicado adianta que o curto-circuito ocorreu na ficha de um protótipo de
primeira geração da cablagem e que é recomendado aos clientes, como a Electrify
America, que seus produtos sejam inspecionados e objeto de teste de carga como
medida de precaução.
A Electrify America planeja
instalar 2.000 carregadores na totalidade dos Estados Unidos até junho de 2019,
e a empresa abriu o seu primeiro carregador ultra-rápido de 350kW na Califórnia
no mês passado.
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mobilidade sustentável
Postagem: VW cria uma das maiores redes de carros elétricos nos EUA
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Auto News conteúdo
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