Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Waymo One inaugura serviços de transportes em carros autônomos


A Waymo, empresa de carros autônomos "irmã" do Google, anunciou nesta quarta-feira, 5, a inauguração do Waymo One. Trata-se de um serviço de transporte por aplicativo, como o da Uber, que leva o passageiro aonde ele quiser em um carro que dirige sozinho.

O projeto de carros autônomos da Waymo surgiu dentro do Google em 2009 e se tornou uma empresa independente em 2016, ainda como parte do mesmo conglomerado, a Alphabet. A tecnologia está em testes nas ruas dos Estados Unidos há quase dez anos.

Com o Waymo One, a empresa abre para mais pessoas o acesso a seus carros autônomos. Por meio de um aplicativo semelhante ao da Uber, usuários poderão selecionar um ponto de partida e de chegada e deixar que carros autônomos levem-nos ao seus destinos. Por enquanto, porém, o Waymo One ainda é um serviço bem restrito. A princípio, só poderá utilizar o aplicativo quem receber o convite, e só serão convidados os participantes do programa de testes da Waymo, que opera desde junho de 2017 somente nos EUA.

A diferença é que, agora, essas mesmas pessoas que participavam do programa de testes podem convidar amigos e parentes "de fora" para dar uma volta de carro autônomo através do Waymo One, o que não era permitido pelas regras da empresa até aqui. Além disso, o serviço só está disponível na região central da cidade de Phoenix, no estado do Arizona, nos Estados Unidos. 

E os carros, embora sejam capazes de circular sozinhos, terão engenheiros da Waymo sentados nos bancos de motorista preparados para tomar o controle dos veículos em caso de emergência em todas as corridas.
Waymo já tem uma frota de veículos totalmente autônomos circulando sem motorista de segurança em algumas regiões dos EUA, mas estes carros ainda não farão parte do Waymo One por enquanto. 

Cada viagem será cobrada por cartão de crédito, com preço estimado aparecendo no aplicativo, assim como no Uber. O serviço estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Paralelamente, a Waymo vai continuar o programa de testes com convidados para continuar colhendo feedback sobre o avanço da sua tecnologia de carros autônomos.

Os carros do Waymo One também serão equipados com tablets para que os ocupantes possam entrar em contato com a central da empresa para tirar dúvidas ou reportar algum problema, se for o caso, além do engenheiro de segurança no banco do motorista. Vale lembrar que o governo do estado da Califórnia também autorizou recentemente que carros autônomos façam transporte pago de passageiros na região. A Waymo também possui veículos em fase de testes em diversas cidades do estado, além do resto do país.

A Uber também possui um programa de testes de carros autônomos, mas a empresa está bem atrás da Waymo no setor. Principalmente por conta de um acidente fatal, em março deste ano, envolvendo um veículo autônomo, que congelou o avanço do programa nos EUA.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemWaymo One inaugura serviços de transportes em carros autônomos.

Publicado no Verdesobrerodas



Por Olhar Digital conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário