Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Veículos elétricos têm vários bebefícios


Atualmente, a eletricidade é levada bastante a sério no Mundo, especialmente quando se fala em substituir os combustíveis fósseis. 

Com as constantes melhorias verificadas nos últimos anos ao nível do peso das baterias, das suas dimensões e da sua autonomia, os veículos elétricos são uma alternativa viável e real.

Para incentivar a aquisição desses veículos, os próprios governos criaram um conjunto de incentivos e benefícios fiscais. Comprar um automóvel elétrico ou híbrido oferece vantagens fiscais, especialmente se o comprador for uma empresa.



O desagravamento ou mesmo eliminação das tributações autônoma, a possibilidade de dedução de IVA na aquisição de veículos elétricos ou híbridos (e das respetivas despesas), bem como o aumento do valor das depreciações e amortizações são algumas das vantagens que vamos abordar detalhadamente.


Tributação autônoma

  • De acordo com o preço de aquisição dos veículos e com o resultado da empresa, comprar veículos movidos a combustíveis fósseis (e respetivas despesas) estão sujeitas a tributações autônomas. Mas, quando falamos em veículos elétricos, a situação é completamente diferente. A aquisição destas viaturas e as respetivas despesas não estão sujeitas a qualquer tributação autônoma.
  • Por sua vez, nas viaturas híbridas plug-in, o incentivo é um desagravamento das taxas de tributação autônoma. De qualquer das formas, essas taxas comparadas com veículos movidas a diesel ou gasolina são mais “leves”.
    Dedução do IVA
O governo permite deduzir o IVA, consoante o valor da aquisição dos veículos híbridos plug-in ou elétricos. Contudo, existem determinados limites impostos pelo governo português mas, atenção, esses valores limites referem-se ao preço base dos carros, sem impostos.
  • Para viaturas híbridas plug-in é possível deduzir 50 mil euros. Por sua vez, para viatura elétricas, a possibilidade de deduzir o IVA é maior, atingindo os 62 500 euros. Em relação aos veículos movidos a combustíveis convencionais não é possível estas deduções.
Depreciações
  • Quando falamos sobre a depreciação de veículos, devemos ter em conta os limites definidos para os valores fiscalmente aceites. Isso significa que devemos considerar os valores de aquisição de veículos ligeiros de passageiros ou mistos que serão aceites como gastos. Consoante o ano de aquisição da viatura e o tipo de veículos, esses limites são diferentes.
Vejamos os limites:
  • Viaturas de combustíveis fósseis: o valor de aquisição é fiscalmente aceite até ao limite de 25 000 euros
  • Viaturas elétricas: o valor de aquisição é fiscalmente aceite até ao limite de 62 500 euros
  • Viaturas híbridas plug-in: o valor de aquisição é fiscalmente aceite até ao limite de 50 000 euros
  • Viaturas movidas a GNV ou GPL: o valor de aquisição é fiscalmente aceite até ao limite de 37 500 euros.
Outros benefícios 
  • Além dos benefícios fiscais apresentados acima, existem outras vantagens. Por exemplo, em relação ao Imposto Único de Circulação (IUC), as viaturas elétricas têm um valor compreendido entre 7,91 euros a 35,87 euros (em vigor). Por outro lado, as viaturas híbridas plug-in também podem beneficiar de um valor de IUC mais baixo, consoante as emissões de CO2.
  • Algumas autarquias também dão o direito a estacionamento gratuito ou a um valor mais acessível aos proprietários de um veículo elétrico.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemVeículos elétricos têm vários bebefícios

Publicado no Verdesobrerodas



Por Portal Energias Renováveis conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário