Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Revelado carro elétrico “dobrável”


Já se imaginou a andar pelas ruas da sua cidade e encontrar um automóvel ao estilo do filme Transformers? A empresa israelita, City Transformer apresentou a sua recente criação: um carro elétrico “dobrável”.

Este carro elétrico foi especialmente desenhado para facilitar o estacionamento dentro das cidades, onde os lugares são escassos.
A City Transformer desenvolveu um mecanismo (que já se encontra patenteado pela própria empresa) que permite alterar as dimensões. Dessa forma, no modo de estacionamento, a largura do automóvel é semelhante a uma motocicleta. Por outro lado, tem a largura de um automóvel de passageiros, quando está a conduzi-lo na estrada.
  
Este peculiar automóvel elétrico é idêntico ao modelo Twizzy da Renault a nível de dimensões. Como é pequeno, ele permite-lhe reduzir o número de problemas que surgem nas cidades, nomeadamente facilita nas manobras em espaços de dimensões pequenas e ajuda-o a estacionar em lugares, onde só uma bicicleta ou uma moto conseguiria estacionar. O melhor de tudo é que proporciona a mesma segurança que qualquer automóvel convencional, quando está em modo de condução.

Muitas cidades na Europa estão a proibir a circulação de carro movidos a combustíveis fósseis. Mas, com este carro, não terá qualquer problema relacionado com o meio ambiente, podendo circular nas cidades onde os veículos movidos a diesel e a gasolina são proibidos. A empresa acredita que todas estas caraterísticas num único veículo é uma opção perfeita para a utilização em frotas, bem como para integrarem um sistema de partilha de automóveis elétricos.

Este veículo “amigo” do meio ambiente oferece-lhe uma bateria com uma autonomia de 150 quilômetros. Essa capacidade é suficiente para conduzir diariamente numa rota urbana. Por sua vez, também incorpora uma condução semi-automática. Mas, até ao momento, não se sabe nenhum pormenor sobre as suas caraterísticas técnicas ou equipamentos.

O protótipo da City Transformer tem um comprimento de 2,35 metros. Permite transportar duas pessoas, um passageiro e um condutor, posicionados um atrás do outro. Este detalhe foi “roubado” do Uniti One ou Renault Twizzy. No modo de estacionamento, a sua largura aproxima-se de um metro. Mas, em modo de condução, poderá chegar aos 1,44 metros.


A City Transformer ambiciona vender este pequeno veículo elétrico por cerca de 10 000 dólares, ou seja, cerca de 8.800 euros. O início da sua produção está previsto para o início de 2019 em Israel, podendo as primeiras entregas serem efetuadas no final desse mesmo ano.

O ministro da Energia de Israel, Yuval Steinitz anunciou que o país está a rever as suas políticas de transporte, com o intuito de acabar com veículos movidos a diesel ou a gasolina no ano 2030. Recentemente, o ministro anunciou a instalação de 2560 locais de carga, sendo que 60 permitem um carregamento rápido. E, todos eles, estão localizadas estrategicamente em vias interurbanas.
Outras especificações.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemRevelado carro elétrico “dobrável”

Publicado no Verdesobrerodas



Por Portal Energias Renováveis conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário