As baterias são o
calcanhar de Aquiles da evolução dos veículos elétricos. Nesse sentido, a Caltech,
a NASA e a Honda uniram-se para desenvolver uma nova bateria extraordinária.
A nova tecnologia química
de baterias é baseada em flúor e poderá ter maior densidade de energia, além de
ser menos prejudicial ao meio ambiente do que a atual tecnologia com recurso a
lítio.
O Instituto de Investigação da Honda tem vindo a trabalhar com cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech) e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA numa nova química de baterias que poderia apresentar uma alternativa mais ecológica às baterias de iões de lítio, segundo um artigo publicado sexta-feira na revista Science.
Atualmente, os carros elétricos
do mundo são – com poucas exceções – alimentados por baterias de iões de lítio. O ião de lítio tem muitos
benefícios sobre a tecnologia química das baterias mais antigas, como o hidreto metálico de
níquel (NiMH), graças às taxas mais favoráveis de carga e descarga
e ao fato de ser menos provável desenvolver uma “memória” se não for
totalmente descarregada antes de ser recarregada.

Um dos benefícios mais
empolgantes da tecnologia química do flúor é o seu potencial para ser muito
mais denso em energia que o lítio. Isto significaria que um carro
elétrico equipado com esta nova tecnologia de bateria poderia ir mais longe num
qualquer “pacote” do mesmo tamanho físico ou a mesma distância com um pacote de
bateria fisicamente muito menor.
As baterias de iões de fluoreto
não são tecnologia totalmente nova, mas as versões anteriores exigiam que o seu
eletrólito de estado sólido fosse aquecido até cerca de 149 graus Celsius para
funcionar adequadamente.
Os avanços da Honda, JPL e
CalTech são a criação de um eletrólito de flúor líquido à temperatura ambiente
(também conhecido como combinação de éter de fluoreto de sal de
tetraalquilamónio) e cátodo de núcleo trifluoreto de lantânio-cobre (também uma
novidade) que trabalham juntos para fazer a função de célula.
Tudo isto é muito interessante e
entusiasmante, mas não iremos ver tão cedo as baterias de iões de fluoreto,
isto porque embora já se domina a tecnologia, há ainda muito trabalho. o
mercado terá de esperar para que este produto seja realmente um produto de
produção em massa.
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mobilidade sustentável
Postagem: Honda e NASA trabalham para criar bateria para VEs
Publicado no
Verdesobrerodas
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