Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Cidade do Reino Unido investe em ônibus elétricos


Guildford, cidade do condado de Surrey, na Inglaterra, com cerca de 60 mil habitantes, se prepara para receber nove novos ônibus totalmente elétricos, de emissão zero. Os veículos serão utilizados no serviço “Park & Ride” da cidade, e estão sendo fabricados pela encarroçadora Alexander Dennis, que possui uma fábrica na cidade.

Para diminuir o tráfego de carros nos centros urbanos, muitas cidades europeias implantaram o serviço de Park &Ride, algo como “estacionar e viajar”.
São estacionamentos nas periferias das cidades, onde é possível usar o transporte público para se chegar ao centro. O projeto é fruto de uma parceria entre o Condado de Surrey e a Stagecoach UK Bus, parte do Stagecoach Group, uma das maiores operadoras de ônibus do Reino Unido.

Mike Goodman, membro do Gabinete do Conselho do Condado de Surrey para o Meio Ambiente, disse à imprensa britânica que a nova frota de ônibus que será utilizada no serviço de Park & Ride será não só mais suave e silenciosa, como também beneficiará o meio ambiente. Além disso, segundo ele, os novos ônibus impulsionarão a economia, “porque a empresa local Alexander Dennis é quem está fabricando os veículos, ajudando a reduzir o congestionamento”.

Para Goodman, melhorar a qualidade do ar, reduzindo as emissões dos veículos, é uma prioridade fundamental para a comunidade. O Condado, além de elaborar planos para ajudar a estabelecer uma rede abrangente de pontos de carregamento elétrico, lançou uma campanha para reduzir a poluição nas escolas.

A Stagecoach, operadora de transporte, investirá no projeto de ônibus elétricos mais de £ 3 milhões (cerca de R$ 15 milhões). Os ônibus com zero emissão serão utilizados no serviço Park & Ride: após estacionar seu veículo particular, o usuário entra num dos ônibus elétricos para circular pela cidade. Os novos ônibus elétricos de um andar, construídos pela fabricante Alexander Dennis Limited (ADL), com sede em Guildford, passarão a rodar em janeiro de 2019.

Com chassi BYD ADL Enviro200EV de 10,8 m, os ônibus têm alcance de até 240 quilômetros e capacidade para 36 passageiros e um usuário de cadeira de rodas. Os veículos também terão Wi-Fi gratuito a bordo e carregamento por USB. Os veículos serão carregados através de um sistema inovador de armazenamento de energia, evitando a necessidade de cargas demoradas e dispendiosas. Desenvolvida pela Zenobé Energy Ltd, sediada no Reino Unido, esta tecnologia inclui um sistema de baterias que são carregadas durante o dia pela infraestrutura de rede existente que, por sua vez, carrega os ônibus enquanto eles estão estacionados durante a noite.

Além de reduzir o congestionamento nas principais vias, dentro e fora da cidade, os novos ônibus totalmente elétricos substituirão os ônibus a diesel existentes, melhorando ainda mais a qualidade do ar. Para Edward Hodgson, diretor administrativo da Stagecoach South, apresentar a primeira frota de ônibus totalmente elétricos para o sul da Inglaterra representa um enorme passo à frente para viagens mais verdes na área de Guildford.

Ele disse esperar que as notícias encorajem mais pessoas que continuam a dirigir até o centro da cidade, a tentar usar a rede Guildford Park & Ride. “É muito mais fácil utilizar o serviço Park & Ride; a partir de apenas £ 1,40 por dia (cerca de R$ 7,00) sai muito mais barato do que usar um estacionamento no centro da cidade”.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemCidade do Reino Unido investe em ônibus elétricos

Publicado no Verdesobrerodas



Por Adamo Bazani conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário