Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sábado, 24 de novembro de 2018

Mônaco incentiva a mobilidade elétrica


A mobilidade urbana é um tema especialmente relevante para o Principado de Mônaco, dado que afeta tanto o desenvolvimento sustentável do país, como está diretamente ligada à qualidade do ar e saúde pública. O objetivo é justamente diminuir o tráfego de carros conseguindo manter o crescimento dos negócios e atividades do principado. Por isso, algumas soluções foram pensadas e implementadas, promovendo a utilização do transporte público.

A companhia de ônibus público (Monaco Bus Company), por exemplo, está sendo modernizada, tanto em relação à estrutura quanto aos serviços. Isso inclui o aumento da frequência dos transportes (como ônibus noturnos), rastreamento em tempo real dos veículos, além de incentivos monetários. Os ônibus utilizam 30% de Diester, o primeiro biodiesel francês (30% biodiesel/70%petrodiesel) e estão sendo feitos testes com ônibus elétricos e híbridos nas ruas do país.

O transporte multimodal está crescendo cada vez mais, incentivando motoristas de carros a estacionarem os veículos na entrada do principado. Há um bilhete especial chamado Carte Azur que é válido não apenas na rede de ônibus monegasca como em áreas vizinhas. Há também um trenzinho e um ônibus turístico que passam pelos principais pontos de interesse de Mônaco e um barco elétrico que atravessa o Port Hercule, que leva mais de 120 mil passageiros por ano. Além disso, está disponível um serviço self-service de bicicletas elétricas, com 105 bicicletas em 17 locais, e outro de compartilhamento de carros elétricos, chamado Mobee, com 25 veículos à disposição.

O Mobee é um aplicativo fácil e prático de usar. A pessoa que se cadastra pode escolher entre o uso pré-pago ou uma inscrição anual de acordo com suas necessidades de transporte. Depois disso, é só verificar onde os veículos estão estacionados em Mônaco, reservar o mais próximo e utilizá-lo. Apenas os minutos que a pessoa dirigir serão contados para o pagamento e o estacionamento é gratuito tanto na rua quanto em 14 estacionamentos parceiros. É uma forma sustentável e inovadora de transporte no principado.

O governo de Mônaco tem um forte comprometimento com veículos menos poluentes. O país é membro de uma associação chamada CITELEC, com 60 cidades europeias interessadas no tema. Atualmente, são mais de 1400 veículos elétricos e híbridos que circulam no país, equivalente a mais de 3% de toda a frota registrada. O governo também oferece acesso gratuito às mais de 574 estações de carregamento, além de estacionamentos na rua designados para estes veículos.

Os estacionamentos públicos em Mônaco se adaptam às diferentes categorias de usuários, de forma a favorecer um transporte mais verde. Por exemplo, desde 2013, motoristas de carros elétricos ou híbridos têm um desconto de €15 por mês. Há também outras iniciativas como um pacote com uma assinatura de estacionamento e um ticket anual de ônibus gratuito ou então taxas especiais para carros compartilhados.

Por fim, o principado de Mônaco é facilmente percorrido a pé, por isso muitas vezes é até mais vantajoso fazer uma caminhada do que utilizar qualquer tipo de transporte. Além de sua pequena área de 2 Km², há cerca de 100 dispositivos como elevadores e escadas rolantes espalhados pelo país, gratuitos e com funcionamento 24h, facilitando e incentivando a locomoção.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemMônaco incentiva a mobilidade elétrica

Publicado no Verdesobrerodas



Por segs conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário