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Mercedes mostrou o seu SUV 100% elétrico EQC, num evento junto ao Time Out
Market. Com um posicionamento bem definido, o modelo assinala o início de uma
revolução no seio mais antigo construtor de automóveis.
O EQC é um SUV de quase 4,8
metros de comprimento, um pouco mais de 1,6 metros de altura e quase 2,5
toneladas. Mas a iluminação LED à frente e atrás, que sublinha as suas formas,
fá-lo parecer maior e mais impactante, sobretudo numa noite fria ao pé do rio
Tejo.
Vê-lo em circulação foi um prêmio por chegar adiantado, porque o EQC ainda não está homologado em Portugale desloca-se de caminhão para toda a parte. As centenas de metros que percorreu à minha frente, foram “à portuguesa”.
A Mercedes-Benz está confiante de
que o EQC, que tem um nível de equipamento de base muito superior e que
apresenta prestações próximas da versão Mercedes-AMG GLC 43 (a partir de 91 200
euros), vai ser competitivo face a ambos os modelos.
Em Portugal os preços deverão
começar abaixo dos 70 000 euros. Quão abaixo, ninguém se compromete. Releva
ainda a possibilidade de as empresas recuperarem o IVA, para além de outras
vantagens no que diz respeito à tributação autônoma. Particulares e empresas
poderão ainda, teoricamente, beneficiar do valor de incentivo de 2250 euros.
Este benefício é teórico, na
medida em que a Mercedes-Benz Portugal começará a aceitar reservas em Abril de 2019,
mas as primeiras entregas só serão feitas em outubro. Com o provável crescimento
de vendas dos EV no próximo ano, o valor cabimentado no Orçamento do Estado já
deverá estar esgotado por essa altura. Com todas as vantagens fiscais
deduzidas, o custo inicial do EQC para as empresas poderia rondar os 50 000
euros.
O EQC vai ser lançado com um pack
de baterias de 80 kWh, uma capacidade julgada adequada pelo construtor alemão
para o seu primeiro SUV elétrico. A Mercedes-Benz anuncia 400 km de
autonomia segundo o ciclo WLTC (450 km de acordo com o caduco NEDC). Há, no entanto, uma discrepância
entre estes valores e o consumo energético anunciado de 22,2 kWh/100 km.
(A
Mercedes-Benz assume esta divergência, já que o EQC ainda não foi homologado). A este ritmo, uma autonomia de
400 km obrigaria a um pack de baterias de 88,8 kWh. Todas as estimativas que
vimos apontam para que o modelo tenha 78 kWh utilizáveis, o que, se
confirmasse o consumo superior a 22 kWh/100 km, reduziria a autonomia a 350 km. Quanto à velocidade de
carregamento, o EQC carrega em DC até 110 kWh. O carregador AC embarcado
suporta 7,4 kWh.
Este modelo vai ser vendido na
Europa, Estados Unidos e China, com algumas pequenas diferenças. Na Europa terá
ficha CCS. O pack de baterias é climatizado,
assegurando sempre uma temperatura de funcionamento otimizada. Os dois motores elétricos, um por
eixo, têm 300 kW (402 cv) de potência combinada e 765 Nm de binário. O EQC
acelera dos 0-100 km/h em 5,1 segundos e atinge 190 km/h.
Wolfgang Würth referiu também que
um EV compacto chegará entre 2020 e 2022. Muito provavelmente será designado
EQA. Würth parecia realmente entusiasmado com as novidades que a Mercedes-Benz
irá anunciar em breve: “o EQC é o pontapé de saída de um conjunto alargado de
Mercedes-Benz elétricos que vão chegar ao mercado até 2025.
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Postagem: Mercedes mostrou os segredos do seu SUV 100% elétrico EQC
Publicado no
Verdesobrerodas
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