Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Hyundai e Kia apostam em painéis solares nos carros


A Hyundai Motor e a Kia Motors anunciaram a intenção de introduzir a tecnologia de carregamento solar em alguns modelos do grupo Hyundai. Os painéis solares geradores de eletricidade serão incorporados ao teto ou ao capô dos veículos e suportarão veículos de combustão interna, híbridos e elétricos com energia elétrica adicional, aumentando a eficiência e a autonomia do combustível. 

A tecnologia de carregamento solar está a ser desenvolvida para suportar a principal fonte de energia do veículo, melhorando a quilometragem e reduzindo as emissões de CO2. Pode carregar baterias de veículos ecológicos, incluindo veículos elétricos e híbridos, mas também de veículos com motor de combustão interna (ICE), melhorando assim a eficiência de combustível. 

A Hyundai Motor Group está a desenvolver três tipos de sistemas de carregamento de teto solar: o sistema de “telhado” solar de silício de primeira geração, o sistema de teto solar semitransparente de segunda geração e a tampa solar leve de terceira geração está instalada no corpo do carro. 

O sistema de teto solar de primeira geração, que será aplicado a modelos híbridos, inclui uma estrutura de painéis solares de silício produzidos em massa e montados num teto comum. Este sistema pode carregar de 30 a 60% da bateria por dia, dependendo das condições climáticas e do meio ambiente. 

O sistema de teto solar semitransparente de segunda geração será aplicado a carros com motores de combustão interna, pela primeira vez no mundo. Diferenciado do sistema de primeira geração, o sistema de segunda geração oferece opções de painel transmissivo, satisfazendo também os consumidores que desejam ter uma sensação de abertura. Os painéis solares semitransparentes são aplicados num teto solar panorâmico, mantendo a transparência enquanto carrega a bateria de um veículo elétrico ou uma bateria adicional montada num carro com motor de combustão interna. 

O sistema leve de tampa solar de terceira geração, atualmente em processo de estudo piloto para aplicação em modelos de veículos ecológicos, inclui uma estrutura que monta painéis solares num conjunto combinado capô e teto, a fim de maximizar a produção de energia. O sistema de carregamento solar é composto por um painel solar, um controlador e uma bateria. A eletricidade é produzida quando a energia solar do sol toca a superfície do painel solar, que converte isso usando fótons de luz do sol e criando pares de elétrons em células de silício para gerar eletricidade solar. 

Quando um painel solar de 100W é equipado num standard de “1 Sol” (meio dia de verão, intensidade de radiação de 1000 W /)), dá origem a 100Wh de energia por hora. No controlador, MPPT (Maximum Power Point Tracking), que controla tensão e corrente para aumentar a eficiência da eletricidade obtida com o painel solar, ocorre a transformação da energia de origem. A eletricidade deste processo é transformada na voltagem padrão pelo controlador, depois é armazenada na bateria ou utilizada para diminuir as cargas do gerador de corrente alternada (AC) dum veículo. 

Neste projeto a Hyundai ao desenvolver o sistema de carregamento solar levou em consideração não só a eficiência, mas também o design e integração no veículo.“No futuro, vários tipos de tecnologias de geração de eletricidade, incluindo o sistema de carregamento solar, serão conectados aos veículos. Isso permitirá que eles desenvolvam a partir de um dispositivo passivo que consome energia para uma solução que gera energia ativamente”, disse Jeong-Gil Park, vice-presidente executivo da Divisão de Projeto de Engenharia do Hyundai Motor Group., que desenvolveu essa tecnologia. "O paradigma do proprietário do veículo mudará de um consumidor para um consumidor de energia". 

A Hyundai prevê lançar a primeira geração desta tecnologia nos seus carros após 2019.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemHyundai e Kia apostam em painéis solares nos carros 

Publicado no Verdesobrerodas



Por Auto News conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário